[object Object]

Núcleo de Estudantes de Biologia realiza palestra sobre a mulher na liderança científica

A entrevista com o Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica de Coimbra (NEB/AAC) passou pelas dificuldades sentidas no primeiro mandato presencial pós-pandemia. Foram ainda mencionadas atividades como a “Bioagenda” – eventos que estudantes de biologia recomendam a outros estudantes e por fim foram abordados os desafios sentidos por parte da mulher na ciência.

O presidente do NEB/AAC, Rafael Matos e a vice-presidente Ângela Soares, começaram pelo tópico das dificuldades. Rafael Matos respondeu que a mais sentida de momento, dentro do núcleo, era a aderência. No início da pandemia de Covid-19, para respeitar o isolamento social, normalizou-se a utilização de tecnologias no campo da educação e do lazer.

Agora que estamos no primeiro mandato presencial após o levantamento das medidas de restrição pandémicas, verifica-se uma dificuldade na acessibilidade dos estudantes, principalmente os que vivem fora de Coimbra, a aderir às atividades e participarem nas discussões, como nos explicam Rafael Matos e Ângela Soares.

Para facilitar a integração e a rede de comunicação entre os alunos, foram criadas no início de todos os meses, as “Bioagendas”, publicadas nas redes sociais do NEB/AAC. Esta agenda cultural conta com recomendações por parte dos próprios estudantes do núcleo, variando de pessoa para pessoa a cada mês. O presidente e a vice-presidente contam à Rádio Universidade de Coimbra como as Bioagendas são organizadas, e mesmo o seu propósito.

O dia 8 de março vai contar com uma palestra sobre a mulher na liderança científica e os desafios que ainda enfrenta, como objetivo de comemorar o Dia Mundial da Mulher. A vice-presidente, Ângela Soares, comenta sobre a temática, contribuindo ainda com a sua própria experiência pessoal.

O Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica de Coimbra continua bastante ativo. Ainda na entrevista, o presidente e a vice-presidente salientaram o projeto “meet.Lab” a acontecer num futuro muito próximo.

Pode ouvir a entrevista na íntegra no ‘podcast’ acima.

PARTILHAR: