[object Object]
27.01.2022POR Informação RUC

Presidente da SRCOM alerta para a urgência da construção da nova maternidade

Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) denuncia as condições das duas atuais maternidades de Coimbra e apela à construção da nova maternidade no polo dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

Carlos Cortes, presidente da SRCOM, chamou a atenção para a situação em que se encontram as duas maternidades de Coimbra, a Maternidade Daniel de Matos e a Maternidade Bissaya Barreto, e frisou a urgência da construção da nova maternidade no polo dos HUC.

Em conversa com a RUC, o presidente da SRCOM afirmou que desde que se fala da construção de uma nova maternidade em Coimbra deixou de haver investimento nas insfraestruturas das duas atuais maternidades da cidade, que estão a envelhecer e a revelar sinais de desgaste.

O dirigente apontou também a escassez de recursos humanos como um dos problemas que mais afeta as duas maternidades. Segundo o presidente da SRCOM, há um total de 24 pediatras a trabalhar na Maternidade Daniel de Matos e na Maternidade Bissaya Barreto, sendo que a maioria dos profissionais tem mais de 50 anos e, portanto, não participa das escalas noturnas.

O presidente da SRCOM lembra as muitas promessas em torno da construção da nova maternidade, ao longo dos anos, nas diferentes campanhas eleitorais, como uma “vergonha nacional”. Carlos Cortes considera que os deputados que forem eleitos pelo círculo de Coimbra devem fiscalizar o processo e garantir que a construção é concluída.

Carlos Cortes diz ainda que o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra deve rever a postura de opacidade que, segundo o dirigente, tem adotado e tornar o processo de construção da maternidade mais transparente para a opinião pública e para os profissionais de saúde.

Quanto à recentemente decidida e anunciada localização da nova maternidade de Coimbra, Carlos Cortes garante que a SRCOM não se opõe. O local escolhido cumpre, na opinião do dirigente, com os requisitos.

A nova maternidade foi um dos temas discutidos no debate entre os candidatos pelo círculo eleitoral de Coimbra que pode ser ouvido no nosso site.

 

PARTILHAR: