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10.01.2022POR Isabel Simões

Câmara Municipal de Coimbra suspende linha Roxa da Ecovia

A linha Roxa liga o Vale das Flores ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a decisão de suspensão foi aprovada com os votos a favor da maioria que governa a Câmara de Coimbra. A proposta mereceu os votos contra dos quatro vereadores do Partido Socialista e a abstenção do vereador da CDU.

A presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e vereadora da coligação Juntos Somos Coimbra, Ana Bastos, explicou à comunicação social que a decisão se baseou na pouca procura, por parte dos utilizadores da linha o que penalizava a transportadora pública da cidade.

Ana Bastos deu alguns números sobre a Ecovia. Até final de novembro a Ecovia transportou 1104 passageiros mas na linha Roxa, em  80 viagens para transportaram-se  dois a três passageiros. A suspensão vai ser por um ano. Quando se repensar o sistema todo o processo terá de ser analisado para evitar o descalabro económico da Ecovia, esclareceu.

De acordo com a vereadora do Juntos Somos Coimbra, a cidade tem dois grandes problemas no estacionamento: no polo I da Universidade de Coimbra (UC)e outro no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

No que diz respeito ao polo I da UC o estacionamento pode ser regularizado com intervenção direta pela Câmara Municipal porque se trata de domínio público sob jurisdição do Município de Coimbra. A vereadora avança ter já em curso um conjunto de medidas, a vir brevemente à reunião da CMC que vai demover os conimbricenses de se deslocarem para o polo I de automóvel. Ana Bastos incentiva-os a usarem a Linha Verde que serve esta zona da cidade.

Já que no que diz respeito ao CHUC a jurisdição é do Conselho de Administração do Centro Hospitalar pelo que a Câmara não pode intervir na área interior mas sim nos bairros envolventes, o que já está a fazer com a atuação da Polícia Municipal. Espera com a medida de controlo do estacionamento nas ruas adjacentes atrair mais utilizadore à Linha Vermelha que liga a Casa do Sal aos CHUC.

Ana Bastos sempre criticou a localização dos parques de estacionamento da Ecovia. A especialista em mobilidade, enquanto vereadora da oposição na anterior vereação, sempre discordou da localização de alguns dos parques de estacionamento a partir dos quais começa o serviço. À comunicação social reforçou o seu ponto de vista e como nas cidades do norte da Europa se aplica o conceito de “Park&Ride” em que se devia basear a Ecovia.

Os parques de estacionamento vão ter de se localizar antes das entradas na cidade, no entender de Ana Bastos. IC2 articulado com Coimbra-B, a variante de Taveiro ou a entrada próxima do Hotel D. Luís, são exemplos de entradas na cidade de Coimbra que em certos momentos do dia têm grande movimento de tráfego. Terá de ser perto desses locais que terão de estar os parques de estacionamento, afirma a vereadora.

O que pensa a CDU e o PS da suspensão da linha Roxa da Ecovia

Francisco Queirós, vereador da CDU justificou a abstenção com o entendimento que tem de “rentabilidade”. O vereador acredita que as cidades estão a caminhar para transportes públicos gratuitos e que o mais importante é poder contar com um serviço público que seja “confiável”.

Coube à vereadora do PS, Regina Bento defender o voto contra dos quatro vereadores socialistas. Para a antiga presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, foi extemporâneo suspender a Linha Roxa, com apenas seis meses de operação, tendo pelo meio uma pandemia e férias escolares. Os socialistas gostariam de ter visto antes “uma forte campanha de divulgação junto dos seus potenciais utilizadores e da gestão do estacionamento abusivo”.

Em declaração de voto os socialistas fizeram  várias recomendações, entre elas, “realizar reuniões com os autarcas dos Municípios vizinhos com vista à apresentação do Sistema Ecovia e divulgação junto dos seus munícipes”, “avançar com as obras de requalificação de espaços para criação de novos parques Ecovia”, “implementar uma Linha do Sistema Ecovia que sirva a Baixa da Cidade de Coimbra, em articulação com as associações de comerciantes” ou “alargar o acesso ao Sistema Ecovia aos trabalhadores municipais que utilizam a rede geral dos SMTUC, através do passe de trabalhador municipal”.

O contacto com os Conselhos de Administração das Unidades Hospitalares da Cidade, públicas e privadas, com vista à apresentação do serviço; não só do pacote “corporate”, dirigido aos profissionais, mas também do regime geral dirigido aos utentes”, também foi recomendado.

Polícia Municipal vai controlar de forma intensiva estacionamento e parquímetros

No período de antes da ordem do dia, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, dissertou sobre o estacionamento na cidade e deixou um apelo a que os automobilistas cumpram a lei e não estacionem de forma anárquica.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra está também determinado em combater a falta de pagamento de alguns automobilistas nos espaços municipais com parquímetros. A receita recolhida nos parquímetros destina-se aos SMTUC, empresa municipal em grande parte financiada pela CMC. No próximo Orçamento Municipal, os SMTUC vão receber cerca de 12,5 milhões do Município, um aumento na ordem dos nove por cento em relação ao orçamento de 2021.

Fotografia: CMC

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