[object Object]

SAÚDE MENTAL MOTIVA DESENVOLVIMENTO DE PROJETO POR PARTE DE UM GRUPO DE ESTUDANTES E INVESTIGADORA

A ideia de fazer uma plataforma de promoção à melhoria da saúde mental dos jovens, foi premiada com o 1º prémio pela competição internacional EIT Health Innovation Days.

Saúde mental motiva o desenvolvimento de plataforma de promoção à melhoria de ajuda aos jovens, por parte de um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra (UC). O projeto intitulado por MyCare, encontra-se em desenvolvimento.

O estudante de doutoramento e investigador da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UC, Jefferson Silva da Lima, explicou para a Rádio Universidade de Coimbra as motivações desta ideia.

A plataforma pretende transmitir aos jovens que as suas preocupações podem ser ouvidas e que podem “aprender a cuidar de si mesmos”. O acesso será feito através de “um cadastro e pré-triagem”. Permitirá depois, “conseguir traçar quais seriam os tipos de intervenções que seriam mais adequadas ao gosto e à necessidade daquela pessoa”.
O projeto já avançou, mantendo as bases firmes. Outras instituições vão ser abordadas para aderir à plataforma, como passo seguinte.

Neste processo ainda em desenvolvimento, a maior dificuldade que encontraram foi o tempo. O estudante de doutoramento explicou que daí resultaram outros problemas.

Jefferson Silva da Lima, deu a perspetiva de que a plataforma, disponível para a comunidade, estará terminada no espaço de um ano, ou menos. Revela ainda a grande satisfação que foi receber o prémio da EIT Health Innovation Days, “por toda a dedicação e comprometimento”, afirmando que “foi uma surpresa muito agradável”.
Por fim, agradeceu às entidades e instituições que estão envolvidas e que apoiaram e continuam a apoiar o projeto, em nome da equipa MyCare.

 

Fotografia: UC.

PARTILHAR: