[object Object]
29.11.2021POR Isabel Simões

“Região de Coimbra: Região Europeia de Gastronomia 2021-2022” já está em selo

O postal e carimbo comemorativo da distinção foram lançados e obliterados pelos CTT – Correios de Portugal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, esta manhã.

A Região de Coimbra recebeu, em outubro de 2018, em Bruxelas, o título de Região Europeia de Gastronomia 2021/2022, título esse que o nosso país partilha com a Eslovénia.

A abertura solene deu-se em maio de 2021 no Convento São Francisco. No início de setembro, foi inaugurada a Loja de Sabores da Região de Coimbra, na Baixa de Coimbra, na Rua Ferreira Borges.

Esta segunda-feira, José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra e anfitrião, ele próprio um filatelista, sublinhou a relevância para a região da obliteração na “vertente de grande qualidade que é a gastronomia”. O autarca enalteceu a “feliz iniciativa” da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM da Região de coimbra).

Emílio Torrão, presidente da CIM da Região de Coimbra, lembrou a visita técnica de 15 peritos do Instituto Europeu de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT) à Região de Coimbra. A visita está a decorrer no âmbito da distinção europeia de gastronomia. Na cerimónia, o também autarca de Montemor-o-Velho, destacou a importância do momento para a divulgação da Região.

Raúl Moreira representante dos CTT contou que a cerimónia de obliteração remonta a 1853 ao tempo da rainha D. Maria II. De então para cá muitas foram as emissões com várias temáticas. Portugal foi o primeiro país do mundo a fazer selos com comida, disse.

Em Coimbra são várias as cerimónias de obliteração de selos que têm tido lugar, em especial na Universidade de Coimbra, com os CTT – Correios de Portugal a assinalarem momentos importantes da UC. De acordo com Raúl Moreira estão previstas mais duas: uma no próximo ano e outra para 2025.

O postal hoje carimbado e assinado pelas autoridades presentes vai ficar depositado no Museu dos CTT em Lisboa para memória futura.

Na cerimónia marcaram também presença as vereadoras da CMC, Ana Cortez Vaz e Ana Bastos, o vogal do Programa Operacional Regional do Centro, Jorge Brandão, o presidente da entidade regional Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, José Luís Marques e o Diretor Comercial dos CTT, Vítor Esteves.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: