“Vereação de Portas Abertas” chega à Câmara de Coimbra para os mais novos
A Câmara de Coimbra uniu-se ao programa da UNICEF “Tenho Voto na Matéria” e promoveu uma iniciativa para ouvir os problemas e as soluções apresentadas pelos mais novos para os transtornos vividos pelos habitantes da cidade. O encontro decorreu na última sexta-feira, dia 19 de novembro.
O Município de Coimbra associou-se à organização das Nações Unidas para a infância e recebeu duas turmas de alunos no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), para consultar as opiniões de alguns dos habitantes mais novos.
A vereadora com o pelouro da Educação e da Ação Social da CMC, Ana Cortez Vaz, considerou o balanço muito positivo. As palavras da vereadora para a RUC, à margem da inauguração do filme “Astronomia para Bebés no Exploratório Centro de Ciência Viva.
Ana Cortez Vaz pediu a colaboração dos estudantes para identificarem problemas da cidade e proporem soluções. Não faltaram ideias para as dificuldades mais complicadas.
A iniciativa “aproxima os mais novos aos órgãos de decisão” e permite ainda desenvolver o seu espírito crítico bem como a sua consciência social, enalteceu a vereadora da Câmara de Coimbra. “Queremos continuar a escutar o resto das pessoas”, disse.
Entre as propostas dos jovens decisores estiveram o prolongamento do tempo dos semáforos destinados aos peões e o aumento do número de ecopontos.
De acordo com nota de imprensa da CMC, a sessão da tarde contou ainda com a presença do presidente da autarquia, José Manuel Silva, que, “com muito humor, explicou aos alunos do 3º ano o funcionamento da Câmara Municipal”. A nota acrescenta que “em ambas as sessões, a vereadora Ana Cortez Vaz apresentou alguns dos técnicos responsáveis por projetos promovidos pela autarquia, como foi exemplo a apresentação do Banco de Voluntariado da CM de Coimbra aos alunos do 10º ano”.
Fotografia: CMC