Imagem principal
22.11.2021POR Isabel Simões

“Astronomia para Bébés” do Exploratório de Coimbra proporciona “Felicidade” a criadores e público

O Exploratório Centro de Ciência Viva de Coimbra, inaugurou a nova versão do filme “Astronomia para Bebés”, ontem, domingo, no Hemispherium. “Não parei de sorrir enquanto vi, e não parei de sorrir enquanto fazia”, contou Maria João à RUC.

Coimbra a 360 graus com a Universidade, o rio, o sistema solar e as constelações da Via Láctea, em animações da Cristina Sampaio, e a música composta por Maria João e João Farinha encantaram pais e filhos. Algumas das crianças eram bem pequeninas.

O filme , começou a ser construído há três anos. A simples ideia, ganhou um prémio Europeu com o nome do ex-ministro da Ciência português, o galardão Mariano Gago Ecsite Awards 2018 na categoria Smart and Simple, lembrou o director do Exploratório, Paulo Trincão.

A obra recebeu convite para ser apresentada em maio do próximo ano, no planetário da cidade da ciência, em la Villette em Paris e já recebeu pedidos de mais de 25 países, entre eles o Japão. Neste momento o exploratório está em negociação com países como Espanha ou a Dinamarca. Segundo Paulo Trincão, a primeira versão foi feita “em casa” mas depois os iniciadores fizeram convites para uma versão “mais profissional”.

Maria João assistiu às duas sessões do filme, ontem domingo, e foi visível a expressão de felicidade da cantora que também compôs a música com João Farinha.

São várias as línguas que se ouvem na película: português, inglês e até japonês. Próximas versões terão palavras adaptadas a cada país. Maria João, explica que é preciso dar espaço para que a música aconteça.

Para crianças, Maria João participou apenas no CD “Bom dia Benjamim” com a Cristina Sampaio em que cantava. Este é o segundo trabalho para os mais novos em que, para além do canto habitual, também compõe. A cantora “quer mais” para dar largas à criatividade.

Ontem domingo, no Exploratório ainda houve tempo para inaugurar o Parque de Carrinhos de Bebé. A vereadora da Educação e Ação Social da Câmara de Coimbra, foi uma das convidadas que marcou presença nas inaugurações. O filme “é uma ideia de Coimbra para o Mundo e isso é fundamental”, disse.

“Astronomia para Bébés” está no Hemispherium do Exploratório Centro de Ciência Viva de Coimbra todos os domingos, pelas 10h30. Com um custo do bilhete de três euros, promete “Felicidade” a todas as famílias que queiram olhar para as estrelas.

Fotografias: Luís Carregã

PARTILHAR: