Imagem principal
15.11.2021POR Isabel Simões

NECDEF/AAC apoia estudantes de mestrado e promove momentos de formação

Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física da Associação Académica de Coimbra (NECDEF/AAC), atribui duas bolsas de estudo a alunos de mestrado e promove iniciativas de formação

O projeto resultou do Programa +NECDEF, uma medida que derivou do Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física da Associação Académica de Coimbra.

O presidente do NECDEF/AAC, Diogo Jorge Lopes, explicou à RUC que a motivação passou por evitar “a fuga de cérebros” e desmotivar os alunos que terminem a licenciatura de rumarem para outras cidades.

Dois alunos que transitaram, no atual ano letivo (2021/22), para o segundo ciclo de estudos ou seja para o mestrado receberam apoio. Uma das bolsas foi para um aluno do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário num total de 348,50€.

A outra bolsa teve como destino o aluno com melhor média final de licenciatura a ingressar o Mestrado em Treino Desportivo ou Mestrado em Biocinética, num total de 830,00€. A cerimónia decorreu na última quinta-feira, dia 11 de novembro.

Em desporto as dificuldades dos estudantes, à semelhança de outras faculdades, são na essência financeiras, assegura o presidente do núcleo.

Diogo Jorge Lopes acrescenta que entre as iniciativas do núcleo está a formação complementar dos estudantes e anuncia uma iniciativa a decorrer ‘online ’ já na próxima quarta-feira,  dia 17 e aberta a todos os que queiram participar.

De acordo com o estudante a iniciativa de atribuição de bolsas procurou contribuir para a luta da Associação Académica de Coimbra – “propina zero”. Iniciou há 30 anos, mas ainda não chegou a bom termo.

A entrevista ao presidente do NECDEF passou ainda pelas várias iniciativas que desenvolve, pela oferta formativa da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e pela empregabilidade dos estudantes que terminam os cursos na FDEFUC. Pode ouvi-la na íntegra no início do artigo.

Fotografia: redes sociais do NECDEF/AAC

 

PARTILHAR: