Imagem principal
01.11.2021POR Isabel Simões

Companhia do Estudo regressa para apoiar 200 crianças e jovens, do 3º ao 12º ano

Quatro empresas tecnológicas e uma farmacêutica juntam-se para apoiar e motivar para o estudo crianças e jovens de todo o país e assim contribuírem para “um mundo melhor”. “É delicioso ouvir que um aluno tirou, pela primeira vez, positiva a matemática e que o deve ao seu mentor”, afirma Patrícia Garcia, coordenadora do projeto.

Com o nome de Companhia do Estudo, o projeto coloca mentores, trabalhadores das empresas, em contacto com crianças e jovens com o propósito de dar apoio pedagógico mas também trabalhar a autoestima dos alunos, assim como “desenvolver métodos de estudo que sejam adaptados ao seu estilo de aprendizagem e ajudá-los a desmistificar a ideia de que não são capazes”, afirma Patrícia Garcia.

Trabalhadores da Bluepharma, Critical Software, Critical TechWorks, Nest Collective e Present Technologies, juntam-se neste ano letivo no programa de apoio a 200 estudantes originários de famílias carenciadas. A nova fase do projeto alarga-se até ao 12º ano. Antes realizou-se o projeto-piloto levado a cabo pela Critical Software. O sucesso da iniciativa, que decorreu entre abril e julho, estimulou novos desafios.

No início, o Companhia de Estudo foi lançado com um programa único, hoje chamado “inspirar”. O piloto contou com 30 crianças e jovens do terceiro ao sexto ano. Percebendo as dificuldades da comunidade educativa foram criados mais três pilares. “O motivar” dirigido aos jovens do terceiro ciclo e do ensino secundário. A coordenadora explica os objetivos do pilar.

Já o programa “desenvolver”, pretende levar, semanalmente, a programação Scratch aos alunos do quarto ano das escolas primárias. Uma programação mais simples e visual que permite criar histórias, jogos e animações com scripts feitos com blocos e que pretende contribuir para o desenvolvimento das capacidades analíticas e metacognitivas do alunos. Por fim, o pilar “Expandir”, procura levar a cultura, a ciência, o desporto e outras experiências às crianças e jovens, adianta Patrícia Garcia.

Os voluntários do projeto colaboram em pelo menos um dos programas. A iniciativa conta com os colaboradores voluntários das empresas. Os mentores vão receber formação e acompanhamento durante o programa pela equipa de Coordenação Técnica constituída pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, que ajudou na conceção do projeto, pela Clínica da Educação e pela CASPAE. A coodenadora desvenda motivações dos que têm participado.

De acordo com a Critical Software, a Companhia do Estudo já está a trabalhar com cinco agrupamentos de escolas e duas instituições de solidariedade, de cinco cidades do país.

Fotografias: Critical Software

PARTILHAR: