[object Object]

Universidade de Coimbra lança obra do edifício UC Biomed

Demorou 12 anos até ser aprovado pela Comissão Europeia o projeto UC Biomed que engloba o Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal). O edifício vai situar-se no polo III da Universidade de Coimbra (UC) e irá albergar vários laboratórios de investigação científica.

Decorreu hoje, segunda-feira, dia 25,o lançamento da obra do edifício UC Biomed que vai albergar laboratórios de investigação cientifica com destaque para o MIA, o primeiro centro de referência no estudo do envelhecimento no sul da Europa. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, marcaram presença no evento.

Para o reitor da Universidade de Coimbra,  Amílcar Falcão, as equipas que vão ser instaladas no novo edifício vão influenciar de forma positiva a confluência de metodologias e conhecimentos entre o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e os três polos da UC.

Segundo o reitor da UC, o UC Biomed vai ser o edifício mais complexo da Universidade e terá capacidade para acomodar entre 240 a 260 recursos humanos, alguns deles originários de outros países. O edifício vai permitir agregar a investigação biomédica,  albergará oito equipas de investigação e cada grupo irá trabalhar em áreas de especialização distintas.

Manuel Heitor, Ministro para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior destacou o financiamento europeu a partir de um dos fundos mais competitivos da União Europeia. O responsável pela investigação científica no governo afirma que este é um projeto ambicioso que vai ser pioneiro no estudo da longevidade.

O ministro sublinhou ainda  a importância do reforço das redes de exploração cientifica no nosso país e afirma que este projeto irá colocar a Universidade de Coimbra num patamar ainda mais elevado no que toca à inovação e investigação cientifica.

A Comissão Europeia demorou doze anos a aceitar o projeto internacional. Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial acompanhou e bateu-se pela candidatura desde o tempo em que esteve na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Na sessão afirmou que este é um projeto que agora tem condições de avançar sem mais paragens.

O MIA também já faz parte da Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo. A criação de uma loja de cidadão para a população mais idosa está também nos planos para este projeto, e pode servir de piloto, afirma Ana Abrunhosa.

Com uma área bruta total de mais de doze mil metros quadrados o UC Biomed vai albergar laboratórios de investigação, plataformas tecnológicas de apoio à investigação e o biotério da UC. A construção do projeto está prevista iniciar em novembro deste ano e terminar cerca de dois anos depois, em 2023. A empreitada está adjudicada à empresa Ferreira Pinto e Soares.

PARTILHAR: