[object Object]

Construção do UC Biomed arranca em novembro

A construção do edifício UC Biomed, um investimento que ronda os 20 milhões de euros, vai arrancar em novembro, conforme anunciado hoje pelo reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

O edifício, que vai albergar o Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA) de Portugal, vai ser construído de raiz no Polo III da Universidade de Coimbra (UC), onde estão as faculdades de Farmácia e de Medicina.

Em março deste ano, a UC recebeu o aval do Governo para a construção daquele centro, que vai reunir oito equipas de investigação do MIA no futuro edifício.

O anúncio do arranque da construção foi feito hoje por Amílcar Falcão durante a cerimónia de abertura solene das aulas da Universidade de Coimbra.

Amílcar Falcão sublinhou também a autorização de introdução no mercado pelo Infarmed do GalliUC, uma formulação de Gálio-68 para o diagnóstico do cancro, a primeira na Europa para o Gálio-68 e a “primeira a nível mundial para um processo deste tipo”.

Ainda no domínio da saúde, o reitor afirmou que estão a ser neste momento instalados dois equipamentos PET: Tomografia de Emissão de Positrões, adquiridos já este ano, no âmbito do Centro Académico e Clínico de Coimbra, instituição que junta a UC e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Amílcar Falcão não deixou de congratular toda a comunidade UC por estas conquistas e sublinhar que são as pessoas que fazem mesmo toda a diferença.

Nas suas próprias palavras: “Coimbra é uma casa feita não de pedras, mas de múltiplas mãos, provenientes de múltiplas gerações.”

com Lusa

 

PARTILHAR: