Imagem principal
19.09.2021POR Isabel Simões

Juntos Somos Coimbra entende que revitalização do Mercado D. Pedro V passa pela dinamização da baixa da cidade

Logo pela manhã a caravana da coligação Juntos Somos Coimbra (JSC) visitou o mercado municipal da cidade, na última sexta-feira, dia 17. O candidato à Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, no final, para a comunicação social, declarou ser “preciso trazer as pessoas à baixa” e assim dinamizar todo o espaço da cidade que vai da Portagem à Rua da Sofia passando pelo Mercado D. Pedro V  

Por entre bancadas de flores, frutas e legumes o candidato pela coligação JSC à Câmara de Coimbra e o candidato e atual presidente da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, iam conversando com as vendedoras e lojistas e deixando um apelo ao voto.

Na comitiva, Assunção Ataíde procurava convencer uma vendedora da bondade do candidato. José Manuel Silva tem desempenhado numa televisão o papel de comentador. A senhora deixou-lhe um recado.

Há quem se preocupe com os atrasos nas obras do mercado ou com coisas mais singelas como a falta de casas de banho públicas na cidade.

As questões ligadas ao ambiente e à separação dos resíduos preocupam os que estão todos os dias no mercado. De acordo com uma vendedora há três décadas que o problema está por resolver.

São poucos os jovens que se veem quer do lado de quem vende, quer de quem compra. Ao mercado D. Pedro V chegam os mais velhos, habitantes e vendedores das freguesias periurbanas e rurais e até de outros concelhos.  José Manuel Silva considera que para atrair pessoas mais jovens a esta zona da cidade se torna necessário resolver o problema do emprego e da habitação e deixou propostas.

Para o JSC a revitalização da Baixa da Cidade passa também pela necessidade de dar outra vida à Praça do Comércio com a criação de um centro de negócios e de um Museu da Cidade no antigo Hospital dos Lázaros. Um plano de recuperação dos colégios da Rua da Sofia, Património da Humanidade, foi outra das necessidades apontadas pela coligação.

Em Coimbra apresentaram listas para as eleições autárquicas, marcadas para 26 de setembro, oito candidatos. José Manuel Silva pela coligação Juntos Somos Coimbra, o atual presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Tiago Meireles Ribeiro da Iniciativa Liberal e Inês Tafula pelo (PDR-MPT).

 

PARTILHAR: