[object Object]
25.08.2021POR Isabel Simões

Coligação Juntos Somos Coimbra apresenta programa com horizonte a oito anos para “inovar” e “tornar possível o impossível”

O programa da coligação assume o compromisso de triplicar o orçamento das Juntas e Uniões de Freguesia, criar “uma via rápida para o investimento empresarial”, “criar um Plano de Ação para a economia circular e economia verde” e envolver o concelho numa “fervilhante filosofia CulTec”, ouvindo os especialistas de todas as áreas da Cultura (Cul) à Tecnologia (Tec), entre outras medidas.

O Café Santa Cruz acolheu, ontem, dia 24, os elementos da coligação Juntos Somos Coimbra (JSC) candidata à Câmara Municipal de Coimbra (CMC), para divulgar o programa de ação.

Comprometendo-se com “uma Câmara aberta ao diálogo, sem burocracia” e sem “taxas urbanísticas exageradas”, o candidato a presidente da CMC, José Manuel Silva, enfatizou que o programa tem um horizonte para oito anos e que “poderá receber novas ideias das pessoas e instituições” da cidade.

O Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra confirmou a validade de a candidatura de José Manuel Silva à presidência da Câmara de Coimbra ser formalmente apoiada pelos sete partidos que compõem a coligação. A notícia serviu de pretexto para o candidato se comprometer em continuar a “inovar” e “tornar possível o impossível” – “Connosco ninguém irá parar Coimbra”, disse.

Da coligação JSC fazem parte PSD, CDS-PP, Aliança, PPM, Volt, RIR, e Nós, Cidadãos. Os elementos do movimento Somos Coimbra integram a lista do partido Nós, Cidadãos. Num apelo ao voto, o candidato pela coligação JSC, fez algumas promessas do foro pessoal, assumindo, caso ganhe, ser um “embaixador cultural e económico” do concelho de Coimbra.

A coligação JSC pretende transformar o Conselho Municipal da Cultura num “Parlamento da Cultura”, compromete-se em instalar um “Museu da História da Cidade” e a levar a Habitação Social a todas as freguesias. Continuar a descentralização de competências bem como triplicar as verbas a transferir para as Juntas e Uniões de Freguesia, são outras medidas a criar. O candidato explica que a coligação tem propostas que reforçam a capacidade de resposta das freguesias.

Das 18 freguesias que o concelho de Coimbra tem,  nas últimas eleições autárquicas, o PS ganhou 11, a CDU duas, o PSD quatro e o Somos Coimbra uma.

Apresentaram listas para a Câmara Municipal de Coimbra nas eleições autárquicas marcadas para 26 de setembro oito candidatos. José Manuel Silva pela coligação JSC, o atual presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Tiago Meireles Ribeiro da Iniciativa Liberal e Inês Tafula pelo (PDR-MPT)

José Manuel Silva é o convidado do programa Observatório de hoje. Com a entrevista a RUC inicia um conjunto de entrevistas que dão continuidade à cobertura das Eleições Autárquicas no concelho de Coimbra

PARTILHAR: