Imagem principal
21.08.2021POR Isabel Simões

CDU apela à militância para que coligação tenha mais votos nas Eleições Autárquicas

No concelho de Coimbra quarenta e sete por cento dos candidatos da CDU são mulheres. Francisco Queirós, candidato à Câmara Municipal de Coimbra apelou aos cerca de 200 militantes e simpatizantes que se deslocaram à Praça 8 de Maio para que se mobilizem na conquista dos eleitores.

A CDU, coligação que agrega o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) apresentou, ontem, no início da noite, os candidatos às Eleições Autárquicas pelo Distrito de Coimbra. A cerimónia contou com a presença do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

Francisco Queirós, candidato à Câmara Municipal de Coimbra pela CDU, enumerou a atuação dos eleitos no concelho de Coimbra. Em destaque a Estratégia Local de Habitação que tem um acordo com o IHRU- Instituto de Reabilitação Urbana de cerca de 60 milhões de euros e a requalificação em curso dos Bairros Sociais orçamentada em 11 milhões. A intervenção da CDU na Câmara e Assembleia Municipal a favor dos serviços públicos de saúde e educação e das freguesias foram também realçados pelo candidato.

A terminar a sua intervenção Francisco Queirós deixou um apelo aos militantes para que dialoguem com os eleitores e os convençam a votar na coligação.

Paulo Coelho, dirigente do PEV em Coimbra, lembrou as intervenções do partido na defesa de causas ambientais na região. A mais recente teve a ver com a terraplanagem no Rebolim realizada pela Câmara Municipal de Coimbra e que o PEV condenou.

O dirigente assinalou que este sábado se celebra o Dia Internacional do Animal Abandonado e lembrou que o ambiente e a qualidade de vida são um direito constitucional.

Jerónimo de Sousa deixou fortes críticas ao governo de António Costa sobre a necessidade de alterar a lei do trabalho que, no seu entender, torna precária a vida dos mais jovens.

Deixou ainda recados para o próximo Orçamento do Estado sobre a necessidade de aumentos do ordenado mínimo e dos trabalhadores da Função Pública. A descentralização de competências para as freguesias em desfavor da regionalização do país foi outra das críticas apontadas pelo secretário-geral do PCP.  Jerónimo de Sousa fez também um forte apelo ao aumento da produção nacional.

Este sábado a CDU, promoveu um debate sobre Recolha e Tratamento de Resíduos Urbanos e Limpeza Pública em Santo António dos Olivais.

Em Coimbra a CDU perdeu votos nas autárquicas de 2017. Na autarquia de Coimbra tem mantido o vereador Francisco Queirós que tem atribuídas responsabilidades na Habitação Social, nos SMTUC e no Canil/Gatil municipal. A nível de freguesias a CDU preside à Junta de Cernache e à União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila.

PARTILHAR: