[object Object]

Elísio Estanque: “Os problemas são cada vez mais complexos, mas as pessoas exigem respostas simples”

O processo de vacinação, o desporto e a política estiveram em destaque no espaço de comentário do Observatório.

Nesta quarta-feira, dia 28, Elísio Estanque, sociólogo e professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), esteve responsável pelo espaço de comentário do Observatório.

“O governo tem que assumir algum risco”

No dia em que foi anunciado o autoagendamento da vacinação contra a covid-19 para maiores de 18 anos, Elísio Estanque considera que o processo tem corrido bem, apesar de alguns “atropelos” pelo caminho. O professor da FEUC pensa que, numa altura em que a opinião dos especialistas não é consensual, deve haver um alívio gradual das medidas de controlo sanitário em vigor.

“O investimento no desporto enquanto elemento formativo é deficitário em Portugal”

Para o comentador, a ausência de público no Jogos Olímpicos 2020 (que estão a decorrer em Tóquio, no Japão) tem tido um grande impacto na performance dos atletas. Sobre a comitiva portuguesa, a quem tem sido apontada a escassez de medalhas conquistadas, Elísio destaca a falta de investimento estratégico no desporto, que considera ser “um instrumento poderosíssimo de formação para a cidadania”, como principal razão para a falta de títulos olímpicos conquistados pelos atletas lusos.

“Os protagonistas das grandes forças políticas parecem não ter consciência dos riscos que a democracia corre”

O sociólogo criticou os principais partidos pela passividade frente às ameaças ao poder democrático, assinalando que estes não têm conseguido combater o descontentamento da população e cativar jovens para a luta política. O comentador mostrou-se bastante preocupado com o avanço da extrema-direita e com a forma como o “cidadão comum” se deixa seduzir por discursos que apresentam soluções simples.

Pode ouvir todo o comentário em formato podcast no link acima ou no Spotify.

PARTILHAR: