[object Object]

Vox Pop: Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas

Hoje é dia 10 de junho. Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Nesta data, assinala-se a morte do poeta Luís Vaz de Camões e enaltecem-se os feitos passados do povo português. A RUC foi saber o que os conimbricenses sabem a respeito deste feriado nacional.

As pessoas que passeavam hoje pelas ruas da cidade e que a RUC abordou, de uma forma geral, eram distintas, tal como as suas opiniões. Algumas vozes enalteceram o poeta, outras revelaram, com algum acanho, que não sabiam quem foi Luís Vaz de Camões. Para espanto de uns, houve mesmo quem não soubesse qual a celebração desta data e ainda quem fizesse alguma confusão com outras datas históricas igualmente relevantes para a identidade nacional contemporânea. Não faltou quem relembrasse Camões como o “poeta zarolho” e também quem lhe atribuísse o cargo da presidência portuguesa.

Numa perspetiva mais genérica, quando questionados sobre os aspetos positivos e negativos da atual conjuntura do país, prevaleceram opiniões, sobretudo de residentes estrangeiros, que destacaram, sem surpresas, o clima, a gastronomia e a qualidade de vida que Portugal oferece. No outro pólo, comerciantes e outros residentes portugueses demonstraram uma visão mais pessimista não poupando críticas ao sistema político português e algum desalento sobre o cenário pandémico.

Um Vox Pop RUC para escutar acima no serviço de podcasts RUC e na plataforma Spotify.

Fotografia: Booking.com

PARTILHAR: