Imagem principal

Passe da Ecovia para a Comunidade Universitária durante junho e julho vai custar dez euros por mês

De acordo com nota enviada pela Universidade de Coimbra (UC) à comunidade Académica, qualquer membro da Comunidade Universitária pode habilitar-se ao passe com validade para os meses de junho e julho.

O vice-reitor para o  Património, Edificado e Infraestruturas , Alfredo Dias, realçou à RUC e a Notícias UC a importância da Ecovia para solucionar os problemas de estacionamento que existem no polo I e no polo III.

O documento, mediante o pagamento de dez euros, pode ser levantado na Loja de Turismo da UC, no Colégio de Jesus, no polo I, amanhã sexta-feira, dia 28, e na próxima segunda-feira, dia 31 de maio, das 14h00 até às 16h00.

O acordo que existe entre a UC e a Câmara de Coimbra permite que ao desconto existente para as instituições, a UC acrescente “apoio para permitir condições mais vantajosas para quem tem necessidade de se deslocar para a Universidade e não pode ter estacionamento”, afirmou o vice-reitor.

Quanto à aquisição de passes anuais para o ano letivo de 2021/2022, as condições e tipologias vão ser anunciadas até final do presente ano letivo. Face ao facto anunciado pelo reitor da UC, Amílcar Falcão, de que no próximo ano letivo a UC vai realizar obras no Paço das Escolas, diminuindo assim o estacionamento, Alfredo Dias deixa a promessa de que a UC vai suportar uma parte dos custos com os passes da Ecovia.

Alfredo Dias considerou importante a adesão da Comunidade Académica ao novo serviço, pelo que admitiu o reforço da participação da UC no preço final que a Câmara de Coimbra faz para as instituições aderentes, nos próximos anos.

Os passes para utilização da Ecovia vão permitir acesso a parque de estacionamento periférico mais o transporte em autocarro elétrico.

No dia 1 de junho entram ao serviço três novas linhas. A “Linha Vermelha” vai ligar a Casa do Sal ao Hospital Pediátrico, CHUC e IPO. A “Linha Roxa” permitirá ir do Vale das Flores aos Hospitais. A “Linha Verde” vai servir os utentes que se desloquem desde o Parque Verde até ao polo I da UC.

O relançamento da Ecovia teve lugar no dia 24 de maio, junto à Porta Férrea, numa cerimónia pública em que marcaram presença o reitor da UC, Amílcar Falcão e o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado para além de outras entidades locais e regionais.

PARTILHAR: