[object Object]
27.05.2021POR Informação RUC

Câmara Municipal de Coimbra atribui a Teolinda Gersão a medalha de ouro da cidade

A escritora conimbricense Teolinda Gersão foi agraciada com a Medalha de Mérito Cultural Grau Ouro pela Câmara Municipal de Coimbra, hoje quinta-feira, dia 27.

A homenagem aconteceu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e integrou-se no Encontro Literário Internacional “Cidades Invíseis”, no âmbito da candidatura da cidade de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.

Teolinda Gersão relatou ter toda a sua história de vida ligada a Coimbra, desde os seus trisavós até aos dias da faculdade, nunca deixando de a ter no seu imaginário. A escritora afirmou que esta distinção era muito especial para si.

Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), falou da vitalidade e da simplicidade da agraciada. O autarca sublinhou que este era um merecido galardão e que foi atribuído por unanimidade.

O presidente da CMC, explicou que foram questões como “está Coimbra a honrar o seu imaginário e herança literária?” – que motivaram a reflexão que levou a esta distinção e que, ações como o “Cidades Invisíveis” são “fins” da candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027.

A escritora estudou Germanística, Romanística e Anglística nas Universidades de Coimbra, de Tübingen e de Berlim e foi professora catedrática na Universidade NOVA de Lisboa até 1995, ano em que se dedicou em exclusivo à escrita. Teolinda Gersão celebra agora 40 anos de carreira.

 

PARTILHAR: