[object Object]

Mostra de Teatro Universitário regressa em Maio a Coimbra

A Mostra de Teatro Universitário (MTU’21) retorna em maio e junho para a 10ª edição a decorrer em Coimbra, após a suspensão da edição anterior em virtude do contexto pandémico.

A edição deste ano dá continuidade à parceria habitual entre o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) com o CITAC, GEFAC, TEUC e Thíasos. Conta ainda com a participação especial no dia 21 de maio da Universidade de Évora (com uma aula aberta) e da Universidade Nova de Lisboa.

A programação apresentada incide transversalmente, e com diferentes linguagens, sobre o momento particular que a criação artística atravessa actualmente na Europa e não só. Segundo Fernando Matos Oliveira, director do TAGV, as escolhas das propostas para este ano traduzem uma reflexão sobre o período pandémico.

Na apresentação da MTU’21, que decorreu esta tarde via Zoom e com transmissão em directo no Facebook, estiveram presentes representantes de todos os grupos académicos da parceria e ainda Delfim Leão, vice-reitor para a Cultura e Ciência Aberta da UC. Em comum, os participantes assumem que as produções desta edição são resultado inevitável das restrições a que a criação artística, e em particular a teatral, estiveram – e continuam a estar – sujeitas desde março de 2020.

Os grupos de teatro apresentam novas questões sobre a reinvenção dos processos de criação teatral. O vice-reitor acredita que o teatro é a área artística que mais terá sido afectada no último ano. O condicionamento da interacção e expressão corporal como elementos essenciais da linguagem do teatro, não só do ponto de vista físico mas também emocional, são interrogações bem patentes. Para as reflexões contribuíram, também, as próprias experiências dos actores. Começa já na próxima terça-feira, dia 18 de maio, às 19h00, no TAGV, com a peça “Pelo menos hoje” do Teatro de Bolso do TEUC.

A programação sobe a palco no TAGV entre maio e junho. Inclui ainda uma aula aberta no dia 21 deste mês, a decorrer às 14h00 na Sala do Carvão, pela Universidade de Évora, sob o tema “Criar em tempos de incerteza”.

Fotografia: TAGV

PARTILHAR: