[object Object]

Ciclo de Conversas Saber Ouvir – Conversa com António Ferreira e Luísa Bebiano

Num programa especial, o cineasta António Ferreira e a arquiteta Luísa Bebiano juntaram-se para uma conversa onde nos contaram a sua experiência de “Saber Ouvir”.

O Observatório de quinta-feira, dia 13, contou com a presença do cineasta António Ferreira e da arquiteta Luísa Bebiano, num programa especial, enquadrado no Fórum “Saber Ouvir” do VI Ciclo de Concertos de Coimbra.

Saber ouvir no cinema: “Na criatividade coletiva do cinema, ouvir é essencial”

António Ferreira começou por frisar a importância da música e do som no cinema, referindo que o ambiente sonoro de um filme deve ser explorado ao máximo. Admitiu ainda que gosta de “pôr música em tudo” e que foi mesmo criticado por usar demasiada música no seu filme “Pedro e Inês”. Finalmente, o cineasta referiu que um ator deve sempre ouvir o ambiente do filme e “moldar” a sua atuação conforme os sentimentos que este lhe suscitem.

Saber ouvir as mudanças: “As pessoas passaram a dar mais valor à sua segunda pele, que é a casa”

Para Luísa Bebiano, as mudanças trazidas pela pandemia são irreversíveis. Por um lado, a arquiteta é da opinião de que casas amplas e com boa iluminação passaram a ser mais valorizadas. Por outro lado, acredita que também os espaços verdes e ao ar livre acabaram por se tornar essenciais para o bem-estar das pessoas. Referiu ainda que o “silêncio espacial” nas cidades é também ele importante e acredita que a demolição é um método viável para evitar ruído visual excessivo.

Saber o que ouvir: “Hoje temos imensa oferta, e ficamos perdidos sem saber o que escolher. Eu não consigo usar Netflix.”

A questão da curadoria e de saber o que ouvir/ver foi também um dos temas desta conversa. Ambos os convidados concordaram que, com os serviços de streaming, se torna difícil escolher músicas ou filmes. Apesar de tudo acreditam que a oferta nunca é demais, já que os gostos são sempre variados.

Pode ouvir o podcast completo nesta página ou no Spotify da RUC.

PARTILHAR: