[object Object]
13.05.2021POR Isabel Simões

Balcão SNS 24 chega a 10 concelhos da Região Centro

As primeiras 10 unidades do Balcão SNS 24 da Região Centro, foram anunciadas hoje na Casa Municipal da Cultura em Coimbra.

Os balcões surgem para ajudar aqueles com menos literacia digital ou falta de acesso a equipamentos tecnológicos. Luís Goes Pinheiro, presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde,  exemplificou alguns dos serviços de saúde que os cidadãos têm a partir de agora disponíveis no balcões SNS 24.

Já o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, destacou para os jornalistas que o balcão SNS 24 permite aos utentes estarem mais próximos dos serviços de saúde.

Com a instalação dos balcões nas juntas de freguesia vai ser possível eliminar deslocações para marcar uma simples consulta.

Os cidadãos da região passam assim a poder contar com um apoio para marcar consultas, renovar receitas, consultar exames e outros serviços disponibilizados pelo SNS. Os balcões vão permitir, até apoio para a realização de tele-consultas. Uma forma também de “ter um SNS cada vez mais eficiente”, disse o governante.

Hoje, em Coimbra, foram assinalados protocolos para a instalação de dez novos balcões nos concelhos de Cantanhede, Covilhã, Fundão, Lousã, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Soure, Tondela, Vagos e Albergaria-a-Velha.

De acordo com a Agência Lusa o Ministério da Saúde espera que sejam instalados cerca de 100 balcões SNS24 até ao final do ano. A Região Norte era até agora a única a contar com 43 balcões SNS 24.

Fotografia: Portal do Governo

PARTILHAR: