[object Object]
12.04.2021POR Miriam Lopes

Plogging AAC: Centenas de máscaras e beatas recolhidas em Coimbra

No Dia Mundial da Saúde, que se comemora a 7 de abril, a Associação Académica de Coimbra (AAC) inaugurou o Mês da Saúde. As 15 atividades estão a decorrer desde dia 7 de abril e terminam a 9 de maio com workshops, palestras e sessões online e no terreno. A iniciativa Plogging AAC teve lugar ontem.

O plogging é um desporto vindo da Suécia. Aprofundando a semântica, o plogging é uma mistura do termo jogging, com o verbo sueco plocka upp – apanhar. É uma prática desportiva que consiste em munir-se de um saco (mochila ou saco do lixo) para“apanhar” lixo fazendo pequenas caminhadas ou corridas lentas. Resumindo, é o que poderíamos chamar de corrida ecológica.

A Associação Académica de Coimbra decidiu no âmbito do Mês da Saúde lançar pela primeira vez o Plogging AAC. Durante a manhã do dia ontem, os voluntários percorreram a cidade de Coimbra recolhendo resíduos, desde beatas e máscaras descartáveis a material reciclável. Ana Rita Jesus, vice presidente da DG AAC que acompanhou esta iniciativa, em entrevista à RUC faz um balanço desta atividade de recolha de resíduos.

Esta iniciativa teve a colaboração dos núcleos dos estudantes o que na opinião da vice presidente da DG/AAC foi fundamental. Foram 8 os percursos percorridos na cidade de Coimbra – desde o Parque Verde, passando pela Baixa e a Alta, zona de Celas e até o Choupal. Ana Rita Jesus considera que o objetivo foi cumprido e que mais iniciativas deste género serão feitas em breve. Acrescenta ainda que acredita que as próximas recolhas vão ter ainda mais adesão.

Conforme explica a vice presidente da DG/AAC esta foi uma atividade que contou com 3 diferentes vertentes.

A segunda atividade presencial deste Mês da Saúde vai ocorrer nos jardins da AAC, na manhã do dia 18 de abril. Em parceria com a Secção de Yoga, a organização vai promover uma aula da modalidade.

PARTILHAR: