Grupo Ecológico da AAC e a luta pelo Ambiente
O trabalho do Grupo Ecológico da Associação Académica de Coimbra, as suas preocupações ambientais e as pequenas mudanças que todos podemos fazer para diminuir a nossa pegada ecológica.
Alterações climáticas, aquecimento global, pegada ecológica, efeito de estufa. Termos cada vez mais recorrentes e preocupações cada vez maiores.
Na passada sexta feira, a greve climática estudantil saiu às ruas em luta por acções concretas e mudanças profundas. Ontem (24), no mesmo dia em que o ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes afirmou que as alterações climáticas são um problema do presente e da geração atual, a RUC esteve à conversa com Diana Santos, presidente do Grupo Ecológico da Associação Académica de Coimbra que nos falou um pouco do trabalho que tem vindo a ser feito por esta secção que já existe desde 1974.
O principal objetivo do GE/AAC é a sensibilização e consciencialização da comunidade estudantil para estes temas. As iniciativas desta secção são variadas: workshops, acções de limpeza pela cidade de Coimbra, palestras, mesas redondas e debates sobre as questões ambientais atuais entre outros.
A eliminação de copos de plástico das festas académicas como a Latada e a Queima das Fitas e a retirada do papel dos tabuleiros das cantinas dos SASUC, foram algumas das lutas ganhas pelo Grupo Ecológico da AAC.
Já no final da conversa, Diana Santos relembrou a importância de cuidarmos do ambiente e a deu dicas úteis que todos podemos seguir, que podem fazer diferença.
A entrevista completa pode ser ouvida acima no serviço de podcasts da RUC ou na plataforma Spotify.