AUTOR: Programação RUC

DATA: 05.06.2023

DURAÇÃO: ...

Terebentina, que marcaram presença no Palco RUC para uma reunião única.


Se o que arde cura e o que aperta segura, então Terebentina é a cura para qualquer outro mal.

O colectivo Bergado que vem do Porto, integra vários artistas de diferentes áreas e vai-se estrear em Coimbra no dia 21 de maio, sob o nome de eleição para o seu projeto de música, Terebentina. São quase 10 músicos em palco que trazem consigo influências noise rock e post-punk numa forma de expressão muito própria.

A banda conta já com um EP, intitulado EP 01 de 2019 assim como um álbum, “Um palmo acima do chão”, que foi lançado em 2022.  Com a sua sonoridade procuram explorar a relação com a cidade. Nas palavras dos mesmos “O sujeito plural, a comunidade, a pulsação vigorosa e o próprio caos – são a cidade.”

“O grupo, à deriva pelo tecido urbano, é conduzido por um mapa que se desenha perante a inevitabilidade dos acontecimentos, este mapa que só se compõe por não se querer morrer de tédio, nem estar por estar; desejamos a cidade e seduz-nos a fadiga do trabalho que é fazermos de nós próprios ruas e casas, lugares que albergam comunidades, marcando a sua presença como lugares de resistência, explica a banda.

O objectivo é interpelar aquilo que é o espaço de isolamento do colectivo e o seu processo criativo, com as condições inevitáveis do perímetro social em que se enquadram, através de um movimento principal, exposto através do disco.” Podemos por isso contar com muita anarquia e energia no palco RUC como nos já têm habituado noutras casas de espetáculo na Invicta.


Crónica por Rui Andrade