AUTOR: Programação RUC

DATA: 04.06.2023

DURAÇÃO: ...

Crónica sobre os Linda Martini, banda portuguesa que abriu o Palco Principal para mais uma edição da Queima das Fitas.


Os Linda Martini são uma banda de rock que celebram em 2023, 20 anos de existência com a tour, Merda e Ouro. Esta passa hoje pela Queima das Fitas de Coimbra.
A formação da banda foi-se alterando começando como quinteto, depois sem Sérgio Lemos um quarteto, e com a saída do guitarrista Pedro Geraldes ficaram um trio. Actualmente os Linda Martini são 4 de novo: André Henriques na voz e guitarra, Cláudia Guerreiro no baixo e coros, Hélio Morais na bateria e coros e, mais recentemente, Rui Carvalho (a.k.a Filho da Mãe) na
guitarra.

Têm 6 álbuns lançados sendo o mais recente Errôr, que saiu em Fevereiro do ano passado. Um álbum com “a ideia de viagem sem rumo”, nas palavras de André Henriques. O disco ia ser gravado em Junho de 2020, mas, como tudo desse ano, ficou em suspenso com as contingências da pandemia. A maioria das letras foram escritas já nesse contexto e portanto não deixam de estar contagiadas por ele. É um disco escuro, onde explosão e tensão se encontram. Ao descreverem o álbum, numa entrevista no Jornal Expresso, Cláudia Guerreiro acaba por concluir: É sempre difícil, porque assim que começamos a falar contradizemo-nos.
Uma banda com fãs de norte a sul do país e que parece ter uma comunidade que os vai seguindo por onde tocam.

Ficam prometidas novidades para o futuro visto que os próprios afirmam que estão “com muita vontade de nos fecharmos numa sala, às cabeçadas, para encontrar música nova.”


Crónica por Maria Primitivo