AUTOR: Programação RUC

DATA: 05.06.2023

DURAÇÃO: ...

O último dia de Palco RUC esteve repleto de nomes de peso, como é o caso de DJ Kolt.


Uma boa noite a você que se encontra sintonizado na frequência dos 107.9FM ou que, curiosamente, veio parar ao website ruc.pt
Seja qualquer a forma que se tenha deparado com a Rádio Universidade de Coimbra, convido-o eu, Tiago Mendonça, a acompanhar-me enquanto analisamos a carreira de DJ Kolt, um dos DJs que ouviremos hoje no Palco secundário da Queima das Fitas de Coimbra, na edição do Palco RUC de 2023.
Sem mais demoras, iremos então começar com a sua primeira faixa lançada através da Príncipe Discos em 2013, que encontra-se no EP “BNM / PDDG”.

DJ Kolt é o co-fundador do grupo setubalense Blacksea Não Maya, juntamente com o DJ Noronha e o DJ Perigoso e, como antigo membro do grupo, o seu tio que produz sob o nome DJ Joker. Estamos agora a ouvir a faixa “Afroolove”, e logo a seguir temos uma viagem pela sua carreira e a sua musicalidade.

Híper-Kuduro, Super-Tarraxo, Dark-Techno, são estes os termos que todos os ouvintes de DJ Kolt e do seu trio Blacksea Nao Maya tentam aplicar na sua sonoridade, com o uso do típico “Four on the Floor” conjugado com uma cacofonia extasiante de
percussões variadas, este trio fundado no Bairro da Jamaica é uma das facetas principais da distribuidora lisboeta Príncipe Discos. Fundado em 2013, há basicamente uma década, lançaram até agora 3 discos, todos corroborando a criatividade do grupo com cadências rítmicas irrefutavelmente cativantes, com técnicas de produção mescladas de forma esquizofrénica, criando um mundo sonoro meticuloso e repleto de influências. O trio explora o limite das estruturas rítmicas, cambaleando cuidadosamente entre a quantização hiper focada e a rebeldia contra a métrica, mas não deixando que isso ofusque a diversão e a energia na música.

Após o seu EP de 2013, voltam à superfície com o “Calor no frioo”, lançado a 11 de dezembro de 2015, da qual iremos escutar agora a “Batidongoo”, uma colaboração entre DJ Kolt e DJ Perigoso. Uma onda sonora oscila constantemente enquanto uma batida agressiva conduz a faixa, que é acompanhada por uns acordes que remetem-nos à textura de um acordeão.

Avancemos para 2020, o primeiro LP do grupo é lançado, chamado “Máquina de Vénus”. A musicalidade parece seguir uma vertente obscura, não perdendo a sua criatividade fora dos limites. Os BPMs são reduzidos, mas o corpo permanece sujeito a
dançar.

Acompanhem DJ Kolt hoje, dia 22, no Palco RUC das 3 da manhã até às 4 e meia, logo a seguir do talentoso Real Gunz e antecedendo a formidável MBODJ.

Fiquem nos 107.9 ou no website ruc.pt, com a faixa “Tchilling District”, retirada de “Máquina Vénus”.


Crónica por Tiago Mendonça