Queima das Fitas | RUC
A cobertura da festa dos estudantes pelos locutores da Rádio Universidade de Coimbra.
Crónica sobre a duo que esteve no Palco Principal, no primeiro dia de Queima das Fitas, Calema.
Olá caros ouvintes, o meu nome é Inês Sales e hoje juntamo-nos para explorar a dupla conhecida dos irmãos António e Fradique Mendes Ferreira de São Tomé e Príncipe: Calema, que atuam hoje, dia 19 de Maio, no Palco da Queima das Fitas de Coimbra.
A sua herança é uma mistura cabo-verdiana, portuguesa e angolana, e foi este rico contexto cultural que alimentou a paixão pela música.
Calema é uma representação do calor, da alegria, das emoções, da cultura e do espírito Santomense. O seu álbum lançado em 2014 e entitulado “Bomu Kêlê” (Vamos acreditar em crioulo), é um testemunho da sua versatilidade, em que todas as faixas foram compostas pela dupla, numa mistura de crioulo e português. Começamos então com o sétimo tema deste disco, Mama Ê.
Agora escutamos o tema Até de Manhã, 3º do disco Yellow, lançado em 2020, editado pela Senhores do Ar. Este tema conta com a colaboração de Diana Lima e T-Rex.
Despeço-me com o tema A nossa Dança, single lançado em 2023 e que faz antevisão do seu próximo álbum, ainda sem data de lançamento. A dupla explica que com este single quer mostrar, e passo a citar, “a dança, as nossas raizes, procuramos trazer um pouco de tudo, boa vibe, muitas lembranças e boas coisas. Tentamos misturar a música latina com a musica africana. O intuito foi também internacionalizar mais a música lusófona e PALOP e mostrar ao mundo que a nossa cultura é forte, que envolve muita dança, muitos ritmos”.
Mais uma vez, Calema atuam hoje no palco da Queima das Fitas. Ficam então com o tema A Nossa Dança na companhia de 107.9 ou no website Ruc.pt
Crónica por Inês Sales