AUTOR: Sara Mendes

DATA: 09.05.2020

DURAÇÃO: ...

Vamos desconfinando também na Rádio Universidade de Coimbra: o Preto No Branco regressou às emissões em directo e fê-lo atacando um dos desafios que na pandemia (ou no pãodemónio) se espalhou pelas redes sociais. Entre as muitas ondas de publicações que tentaram lidar com a ansiedade, angústia e preocupação naturais destes dias, surgiu uma moda cujo objectivo era nobre, mesmo que as regras do jogo fossem um pouco ridículas: escolher dez discos e/ou canções que nos tivessem marcado, partilhar a sua capa sem nada acrescentar ou justificar sobre a escolha, passando o desafio a outros. Foi exactamente isso que fizeram, por ordem cronológica, o Fernando Ferreira, o Sérgio Felizardo, o Miguel Henriques, o Luís Luzio, o Nuno Mendes e o Francisco Flor: deixaram nestas mãos o desafio de partilhar música numa lista resumida e limitada.
Longe de fugir a desafios, moldámos as regras de modo a obter maior justiça, decidindo antes contar uma história em mais alguns discos que dez. Começa mais ou menos assim…
Era uma vez uma menina nascida no início dos anos ’80, que, apesar de viver numa pequena vila do interior onde não havia lojas de discos e onde não chegavam as melhores ondas hertzianas, teve a sorte de ter irmãos mais velhos que iam encontrando música e lha iam pondo nos ouvidos…

2ª hora:
14. David Byrne – Miss America
15. Nirvana – All Apologies
16. Spain – It’s So True
16. Nick Cave & The Bad Seeds – Death Is Not The End
17. R.E.M. – Stand
18. Edwyn Collins – Make Me Feel Again
19. Suede – The Wild Ones
20. Blur – To The End
21. Pulp – Babies
22. Morrissey – The More You Ignore Me, The Closer I Get
23. Massive Attack – Protection
24. Primal Scream – Higher Than The Sun