AUTOR: Isabel Simões

DATA: 29.03.2025

DURAÇÃO: ...

João Maria André nasceu em 1954, em Monte Real, Leiria. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) em 1979. Doutorou-se na FLUC com uma dissertação intitulada “Sentido, Simbolismo e interpretação no discurso filosófico de Nicolau de Cusa”. Foi professor catedrático, tendo ensinado nas áreas da Filosofia, da Cultura e do Teatro.

É autor de «Renascimento e Modernidade: do poder da magia à magia do poder» (1987), «Sentido, simbolismo e interpretação no discurso filosófico de Nicolau de Cusa» (1997), «Pensamento e afectividade» (1999),

«Multiculturalidade, identidades e mestiçagem: o diálogo intercultural nas ideias, na política, nas artes e na religião» (2012),

«Jogo, corpo e teatro, a arte de fazer amor com o tempo» (2016), «12 proposições sobre livros, leitura e hospitalidade», com desenhos de Pedro Pousada (2021) e «Renascimento e Modernidade: releituras filosóficas» (2022), entre outras obras.

No campo da poesia publicou “Rostos suspensos”, e “Estilhaços em poemas”.

Além da docência e da investigação, tem desenvolvido uma intensa atividade cultural, nomeadamente através da tradução, dramaturgia e encenação na Cooperativa Bonifrates e no Teatro Académico de Gil Vicente, de que foi diretor, de 2001 a 2005.

Música: Youkali de Kurt Weill