Perfil
sábados (13h00)
Nelson Garrido nasceu em Vila Nova de Gaia. Em 1996 concluiu o bacharelato em Tecnologias da Comunicação Audiovisual. No mesmo ano, rumou a Antuérpia, na Bélgica, onde frequentou uma formação avançada em fotografia na escola Karel de Grote-Hogescholl Antwerpen. Foi na Bélgica que fez um estágio em fotografia digital e de grande formato no Estúdio Brison,
Em Portugal, trabalhou em regime de freelancer com várias revistas, na área da fotografia de reportagem e de arquitetura. Em 2000, concluiu a licenciatura em Comunicação Social e em 2005 a Licenciatura em Fotografia.
Também em 2005, ganhou três menções honrosas no concurso de fotojornalismo da revista Visão e venceu a categoria de fotografia de arquitetura do Euro Press Photo Awards da Fuji Film. Foi premiado no Prémio Estação Imagem de Mora em 2010 e 2011.
Desde 1999, é fotojornalista no jornal Público e desde 2006 que dá aulas de fotografia de arquitetura no Instituto Português de Fotografia. Já participou em diversas exposições coletivas e individuais. Em 2016 expôs na Bienal de Arquitetura de Veneza o trabalho “Home Less”.
Em Coimbra tem no Museu Nacional de Machado de Castro a exposição “Vinha e Arquitectura” no âmbito do festival “O Mundo do Vinho” que teve lugar de 3 a 12 de outubro em Coimbra. Nelson Garrido fotografou duas adegas e dois hotéis, espaços de enoturismo. Frank Gehry, Santiago Calatrava, Frederico Valsassina e Carlos Castanheira, foram os quatro arquitetos escolhidos, autores de quatro projetos que dialogam com a vinha, dois em Espanha e dois em Portugal.
Até 30 de novembro a exposição vai estar no museu Nacional de Machado de Castro, com visitas das 10h00 até às 17h30, de terça-feira a domingo.
Nelson Garrido foi o nosso convidado de hoje, sábado, dia 19 de outubro.
Fotografia: Mundo do Vinho