Observatório
terças, quartas, quintas (21h00)
De segunda a sexta das 21h às 22h.
Coimbra, Portugal e o Mundo em comentário no éter da RUC.
UM PROGRAMA DE:
Informação RUCSecretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, lançou ontem um desafio às Instituições de Ensino Superior para duplicarem a aposta em Inovação e Ciência. O governante participou no webinar – Plano de Recuperação da Europa – Impacto nos Jovens – promovido pelo Europe Direct Região de Coimbra e pela Universidade de Coimbra.
Uma das medidas incluídas no Plano de Recuperação e Resiliência é o Impulso Jovem. De acordo com o Secretário de Estado, a medida vai servir para alargar a base social de entrada no Ensino Superior de forma a aumentar a modernidade e eficácia de Portugal no futuro.
O Impulso Adultos foi outro dos temas abordados e que os jovens podem aproveitar, para formação ao longo da vida. João Sobrinho Teixeira mencionou que em Portugal o paradigma tem de mudar e lembrou que a Média de idades no Ensino Superior em Portugal é de 26 anos enquanto na Dinamarca ronda os 42.
A sessão contou na abertura com as palavras de Carlos Monteiro, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e Representante do Europe Direct Região de Coimbra e de Luís Simões da Silva, o vice-reitor da Universidade de Coimbra. Os deputados europeus Margarida Marques e Francisco Guerreiro foram mais dois dos oradoradores convidados.
Em fevereiro o ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, durante a participação num ‘webinar’ organizado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) para debater o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), já tinha destacado que o PRR “não pode substituir a ambição de duplicar a participação portuguesa no programa Horizonte Europa”.
A sessão foi moderada por Luís Moura Ramos e Pedro Góis, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.