AUTOR: Lara Cavaleiro

DATA: 11.03.2025

DURAÇÃO: ...

Manuel Gameiro da Silva, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da FCTUC e coordenador do projeto na Universidade de Coimbra, referiu que a principal motivação para o projeto foi a necessidade de minimizar as infeções hospitalares. Para esse efeito, o coordenador apresentou formas de como a investigação pode vir a ser aplicada, por exemplo, no caso dos escoamentos das ventilações hospitalares.

O docente enumerou vários desafios que o projeto vai ter de ultrapassar, como melhorar as condições experimentais, os modelos de simulação que precisam de refinamento, que tipos de escoamento se vai utilizar nas salas cirúrgicas. Sublinhou ainda a falta de tecnologia adequada para a analisar os dados contaminantes.

Segundo Manuel Silva, o projeto encontra-se, ainda, numa fase inicial com o recrutamento dos onze alunos de doutoramento. Os alunos vão ter agora três anos para se dedicar às suas teses de investigação com várias formações com especialistas da área. O coordenador do projeto na UC ambiciona que os primeiros resultados sejam publicados daqui a um ano.

Este é um projeto de investigação que envolve onze teses de doutoramento, em oito universidades europeias.