AUTOR: Isabel Simões

DATA: 10.09.2024

DURAÇÃO: ...

O livro – “O dispositivo mnemónico: uma história da memória da luta de libertação em Cabo Verde” foi apresentado na Sala Jorge Pais de Sousa da Cena Lusófona no último sábado, dia 7.

Ângela Coutinho e Catarina Martins, apresentaram o livro escrito a duas mãos por Inês Nascimento Rodrigues e Miguel Cardina.  À margem da iniciativa pedimos a Ângela Coutinho, Historiadora e Membro da Fundação Amílcar Cabral, que nos falasse do livro dos investigadores do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Amílcar Cabral, “referência internacional da filosofia de Libertação de África e não só” é estudado em muitos países, desde a América ao Japão. O livro trata da memória dos últimos cinquenta anos da democracia cabo-verdiana.

Segundo Miguel Cardina “o livro argumenta que a noção de luta constitui um dispositivo mnemónico mobilizado na negociação de representações contemporâneas da nação, do Estado e da sociedade em Cabo Verde”. Ângela Coutinho salienta a originalidade das fontes tratadas pelos dois autores.

O livro foi apresentado no âmbito do ciclo “Amílcar Geração e comemorações em Coimbra do centenário de Amílcar Cabral”. O ciclo decorreu até dia 13 de setembro com iniciativas que passam por mais apresentações de livros, documentários, concertos e exposição no foyer do Teatro da Cerca de São Bernardo.

Pode consultar toda a programação no sítio ‘web’ d’ A Escola da Noite.