AUTOR: Isabel Simões

DATA: 25.10.2022

DURAÇÃO: ...

O livro “O Angolano que comprou Lisboa (por metade do preço)” escrito por Kalaf Epalanga, dado à estampa em 2014, aborda aspetos das relações entre Portugal e Angola. Editado pela Caminho contém um conjunto de crónicas que o escritor e músico publicou no jornal Público e no portal Rede Angola.

Kalaf esteve em Coimbra no âmbito de um debate integrado no programa Afro-Portugal que decorreu na Cena Lusófona. Falou aos presentes de como o livro nasceu. Escrito na altura da ‘Troika’, quando os angolanos começavam a comprar Portugal e a nível internacional falava-se se no colonialismo reverso. Então as livrarias exibiam na montra o livro de Francisco Louçã “Os Donos Disto Tudo”.

Na altura o escritor vivia na baixa de Lisboa e deslocava-se pela cidade de fato e gravata. Quando visitava as escolas gostava de se vestir de forma formal. O título surge de uma situação em que o dono de uma tasca lhe propõe um negócio. “Por metade do preço” foi o “gancho” que prendeu o leitor, revelou o escritor.

“Também os Brancos Sabem Dançar” é a obra mais recente de Kalaf Epalanga e o seu primeiro romance. “Estórias de Amor para meninos de Cor” foi o primeiro livro que publicou. Kalaf Epalanga é membro da Banda Buraka Som Sistema e na atualidade vive entre Lisboa e Berlim.

Fotografia: Wook