
Livros Para Que Vos Quero
A RUC vai conversar com quem escreve, quem edita, quem vende e com quem lê.
A palavra escrita, à solta em 107.9 e em ruc.pt.
UM PROGRAMA DE:
Isabel Simões
O galardão foi atribuído a Jorge Reis-Sá pela sua obra Prado do Repouso. O Prémio de Tributo Consagração Fundação Inês de Castro 2024 foi concedido a Fernando Guimarães.
A cerimónia oficial de entrega de prémios desta iniciativa anual, que distingue obras de prosa ou poesia escritas em língua portuguesa, realiza-se no próximo dia 29 de março, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, e vai contar com a presença dos autores vencedores.
“Prado do Repouso” reúne 25 anos de produção poética de Jorge Reis-Sá. A obra foi Publicada em 2024 pela editora Casa dos Ceifeiros. Jorge Reis-Sá é licenciado em Biologia, fundou em 1999 as Quasi Edições, que editou até 2009. É atualmente consultor editorial de várias instituições e editoras.
O autor estreou-se na literatura em 1999 e tem publicado poesia, contos, crónicas e romances, sendo também colaborador para algumas revistas. O romance “Todos os Dias” editado em 2006 foi considerado um dos livros do ano pela revista Os Meus Livros e sua obra já foi traduzida para italiano e editada no Brasil.
Organizou a maior antologia de poesia portuguesa e publicou vários livros, incluindo “Francisco, de Roma a Jerusalém” (com Henrique Cymerman) e “A Definição do Amor” (2015). Nos últimos anos, dedicou-se também à literatura infantil e juvenil.
Em 2022, venceu o Grande Prémio do Conto da Associação Portuguesa de Escritores com “A Hipótese de Gaia”. Apresenta o programa “Mil Vezes Camões” na RTP3 e está a realizar um doutoramento em História da Ciência.
O júri presidido por José Carlos Seabra Pereira, é ainda composto por Isabel Pires de Lima, Isabel Lucas, Mário Cláudio e António Carlos Cortez.
O júri atribuiu ainda o Prémio de Tributo Consagração Fundação Inês de Castro 2024 ao poeta, tradutor literário e ensaísta Fernando Guimarães.
o Prémio Literário Fundação Inês de Castro tem distinguido autores como Djaimilia Pereira de Almeida em 2018, Andreia C. Faria em 2019, Daniel Jonas em 2021, António Lobo Antunes em 2022 e Rita Taborda Duarte em 2023.
Na cerimónia oficial de entrega destes prémios, que se vai realizar no dia 29 de março, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, José Carlos Seabra Pereira falará em nome do júri sobre o livro “Prado de Repouso” enquanto António Carlos Cortez falará sobre o trajeto e a obra de Fernando Guimarães.
Com Agência Lusa
Fotografia: Fundação Inês de Castro