Livros Para Que Vos Quero
A RUC vai conversar com quem escreve, quem edita, quem vende e com quem lê.
A palavra escrita, à solta em 107.9 e em ruc.pt.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesO Catálogo da exposição «Os Portugueses no Golfo 1507–1650: Uma História Interligada» foi apresentado na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), ontem terça-feira, dia 19 de março.
A obra dada à estampa pela Imprensa da Universidade de Coimbra está escrita em árabe, português e inglês. O catálogo ilustra a exposição sobre a presença portuguesa no Golfo que esteve patente na Feira do Livro de Sharjah, em novembro de 2023.
Roger Lee de Jesus, curador da mostra, contou-nos que participaram mais de uma vintena de investigadores de várias nacionalidades. A memória que perdura no povo local e dos que trabalham no Golfo é muito “vivida”, acrescenta o curador.
A pedido das autoridades de Sharjah, a exposição transitou, para a “Casa da Sabedoria” onde esteve até janeiro passado. Em 2018, a Universidade de Coimbra atribuiu o doutoramento honoris causa ao xeque Sultan bin Muhammad Al-Qasimi de Sharjah. A partir daí têm sido vários os momentos de colaboração entre a UC e o Emirado do Golfo.
Dois milhões de pessoas visitaram a Feira do livro de Sharjah em que a exposição sobre os portugueses no Golfo ocupava o espaço inicial e onde o catálogo acolhia os visitantes. A presença suscitou muita curiosidade, revelou Roger Lee de Jesus à RUC.
Lembramos que a Universidade de Coimbra (UC) e a Autoridade Literária de Sharjah celebraram, em fevereiro, uma parceria para digitalizar o acervo da Biblioteca Joanina.
Como mencionou vice-reitor da UC, Delfim Leão, o catálogo da exposição «Os Portugueses no Golfo 1507–1650: Uma História Interligada» vai “generosamente persistir durante séculos como elemento de argumentação e instrumento diplomático”.
Na cerimónia marcaram presença os vários responsáveis pela criação do catálogo e da exposição. Para além do curador, Roger Lee de Jesus, e do vice-reitor da UC, Delfim Leão, a cerimónia contou com a presença da diretora da Imprensa da UC, Carlota Simões, e José Pedro Paiva, da Faculdade de Letras da UC.
Locução de Lexi Narovatkin e sonoplastia de Tiago Gama
Fotografias: gentileza da BGUC