Livros Para Que Vos Quero
A RUC vai conversar com quem escreve, quem edita, quem vende e com quem lê.
A palavra escrita, à solta em 107.9 e em ruc.pt.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesEm dia de chumbo do Orçamento do Estado no Parlamento, nem de propósito, falámos do livro “As últimas cortes de Coimbra – Dados para o estudo da política parlamentar portuguesa em 1472-73” da autoria de Diogo Teixeira Dias.
A obra editada pela Câmara Municipal de Coimbra foi apresentada no Convento São Francisco em Coimbra, na tarde do dia 8 de setembro. A RUC falou com o autor que nos contou sobre a importância da temática para a Cidade de Coimbra. Diogo Teixeira Dias adiantou-nos também, o que havia de comum com a Assembleia da República atual. Já a grande diferença entre as cortes do século XV e o Parlamento de hoje está na representatividade, explicou o autor.
A obra foi apresentada pela professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), Maria Helena da Cruz Coelho. A docente assinalou que Diogo Teixeira Dias, dirige o Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha e lembrou que foi nas cortes de Coimbra que começou a segunda dinastia.
Na cerimónia também marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) de então, Manuel Machado, o orientador cientifico do trabalho, Saul Gomes, e a vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes.
Técnica de Luís Pereira e Produção de Tiago Gama
Fotografia: CMC