
Livros Para Que Vos Quero
A RUC vai conversar com quem escreve, quem edita, quem vende e com quem lê.
A palavra escrita, à solta em 107.9 e em ruc.pt.
UM PROGRAMA DE:
Isabel Simões
O livro “As recriações Históricas em Portugal – Viagem Medieval em Terras de Santa Maria” de Roberto Carlos Pinto Reis foi apresentado no Colégio de São Jerónimo, no Dia Mundial do Turismo, a 27 de de Setembro.
O autor de 49 anos é historiador e Técnico Superior de História na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. A obra partiu de um trabalho académico de doutoramento no qual o autor abordou 120 recriações históricas de curta média e longa duração.
Em destaque a viagem medieval em Terras de Santa Maria, os eventos de Óbidos, de Castro Marim, Bragança e Guimarães, entre outras. As principais conclusões prendem-se com o impacto na economia formal e não formal. O autor lembra o que aconteceu durante a pandemia em que muitos ficaram sem trabalho.
Muita gente teve de fazer um “restart ” da sua vida porque tinham de pagara as suas contas. Roberto Carlos Marinho chama ainda a atenção para a necessidade de os promotores de recriações históricas recorrerem ao mundo académico para conseguir oferecer rigor histórico.
Dá o exemplo da Universidade de Coimbra em que existem cursos para a história da alimentação, das das Artes e da música, cursos que podem dar um contributo importante. A Terra de Santa Maria tem atrativo especial para o autor.
Como disse o docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Norberto Santos, a obra permitiu perceber a história e a cultura como veículo de atração de pessoas aos territórios.
Na sessão marcou presença o vice-presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Daniel Aragão.