AUTOR: Isabel Simões

DATA: 01.05.2021

DURAÇÃO: ...

Em Abril águas mil diz o povo. A chuva não impediu Pedro Jerónimo de rumar a Santiago de Compostela. Encontrámos o peregrino na manhã de dia 25 de abril, um dia de chuva forte, retemperava forças no café Montanha antes de prosseguir no caminho de Santiago.

No dia dia 30 de abril o Município de Coimbra assinou três protocolos  com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que vão permitir instalar de forma definitiva a Feira dos 7 e dos 23 no terreno onde tem funcionado de forma provisória, dinamizar o Centro Hípico e tomar conta  da Mata da Geria. A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) negociou a posse dos terrenos com o Ministério do Ambiente e na sexta-feira, 30, realizou-se a cerimónia de assinatura do acordo.

A CCMC tem com a APA uma outra obra em curso financiada por fundos europeus, na margem direita do rio Mondego, a reconstituição dos Muros. Ontem os políticos não tiveram oportunidade de ouvir os técnicos responsáveis pela obra mas a comunicação social regional teve. São esses sons que lhe trouxe e que nos contam o que está a ser feito. – a partir dos 17m 15 s

E neste primeiro de maio, Dia do Trabalhador não podia faltar uma alusão a quem trabalha. No caso os bolseiros e investigadores. Numa sexta-feira dia 16 de abril uma delegação de Coimbra juntou-se à concentração em Lisboa, nas Laranjeiras junto ao ministério da Ciência, Tecnologia, e Ensino Superior. A reportagem RUC acompanhou a viagem da delegação de Coimbra, esteve na concentração e recolheu testemunhos de investigadores e bolseiros – a partir dos 25 minutos.  

Bárbara Santos

Concentração nas Laranjeiras em Lisboa