AUTOR: Isabel Simões

DATA: 18.05.2021

DURAÇÃO: ...

Delfim Leão | Fotografia UC@Paulo Amaral

A segunda edição do Mimesis inicia um conceito que o vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC) para a área da Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, apelidou de “novo“ e em que “a própria cidade é um cenário”. Na apresentação do programa o vice-reitor convidou toda a cidade a envolver-se na celebração.

De 15 de maio a 15 de junho são três os pilares de atuação: preocupação com a arte performativa, formação de públicos e também uma vertente de investigação.

Do programa constam grupos da Universidade mas também exteriores à Academia. A retoma de público, devido à pandemia vai implicar reservas prévias mas vai ser uma realidade em muitos dos espetáculos.

Timor vai marcar presença especial com “Palavras encantadas”, em 29 de maio, no Salão da Frida Kahlo em Coimbra e Performance de Pintura e Dança com Arte Moris de Timor Leste a ser transmitido a partir da página https://www.uc.pt/culturaemdireto.

Mosteiro de Alcobaça | Fotografia: UC @Marta Costa

Nesta edição vão realizar-se dois espetáculos em Alcobaça que vão celebrar os 20 anos do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA).

Na próxima quarta-feira, dia 19,  serão assinados protocolos de parceria entre a UC e entidades alcobacenses com a presença do Reitor da Universidade, Amílcar Falcão. O protocolo com o Município de Alcobaça vai permitir a criação do Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Concelho de Alcobaça e da Biblioteca infanto-juvenil da UC em Alcobaça.

A conversa com o vice-reitor no Há Vida(s) foi por aí que começou.

 Sítios Mágicos | minuto 40

RUC@Isabel Simões

O mágico Rafael Titonelly esteve no sábado, dia 8 de maio, na Sala da Cidade, a deliciar pequenos e graúdos, no âmbito do festival de magia Sítios Mágicos. A RUC esteve à conversa com o mágico no final.

A iniciatíva conjuga património com as artes mágicas em Coimbra, Montemor-o-velho e Condeixa-a-nova e engloba escolas de magia e visitas guiadas aos lugares do património onde se realizam os espetáculos.

Financiado por fundos europeus o projeto iniciou no fim-de-semana de 24 de abril e decorre durante um ano. Toda a programação é gratuita mas obriga a inscrição prévia. Os espetáculos vão sendo anunciados na página de Facebook dos “Sítios Mágicos

Bandas de Coimbra regressaram à Praça da Canção | ao minuto 45:13

RUC@Isabel Simões

Portuguese Pedro, Birds Are Indie, The Twist Connection e a terminar os Anaquim subiram ao palco por conta da Candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027. As nuvens começaram a cobrir o céu mas os deuses seguraram a chuva e a música invadiu a Praça da Canção.

O dia começou cedo para os músicos da cidade com a necessidade de realizarem um teste à COVID-19. Voltar a realizar um concerto, ainda que “curto”, para os Birds Are Indie foi uma oportunidade de lembrar ao público que há trabalhos já estreados que vão ter novos formatos. A banda vai estar em concerto no dia 28 de maio no TAGV, onde vão apresentar o novo trabalho. Ricardo Jerónimo deixou o convite ao público para que vá a espetáculos aos dos Birds Are Indie mas também aos das outras bandas.

Kaló, baterista e voz dos The Twist Connection não resistiu a descer do palco para homenagear o público presente. À RUC assinalou a importância de regressar ao palco para fazer o que a banda mais gosta. O guitarrista Samuel Silva e o baixista Sérgio Cardoso  estiveram à conversa connosco e deram uma explicação possível para que, nos últimos anos, as bandas de Coimbra tenham estado arredadas das Festas Académicas.

“Coimbra já tem bandas para qualquer cartaz há muito tempo”, reforçou Portuguese Pedro. Se todos os produtores se unirem a instituições como a Câmara, Universidade e Associação Académica vai ser “muito melhor”, adiantou.

A presença de cerca de 500 espetadores dos 1000 possíveis, diz a organização que foi inconclusivo como teste para iniciativas maiores. Para muitos dos jovens presentes no concerto foi visível o estado de felicidade nos testemunhos que recolhemos. Pode ouvir as entrevistas na íntegra aqui: