Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesAté julho de 2023, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) promove um ciclo de tertúlias sobre o que “mudou” e o que “falta mudar” no país pós 25 de Abril. No âmbito do ciclo, no dia 9 de março realizou-se na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral uma tertúlia sobre “Ser jovem em Portugal”.
Para debater esteve, através de videoconferência, a arquiteta Helena Roseta que trabalha questões da habitação. Na Sala de São Pedro marcou presença Paulo Marques, coordenador do Observatório do Emprego Jovem, que estuda matérias com ligação à precariedade laboral e acesso ao primeiro emprego.
Na opinião da arquiteta Helena Roseta, os muros que se impõem à juventude de hoje passam pela precariedade no emprego, pelas dificuldades no acesso à habitação e pela dificuldade em fazer a sua escolha familiar.
Para o professor no Departamento de Economia Política do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, Paulo Marques, é necessário ir mais além da discussão “do conjunto de problemas do mercado de trabalho”. Segundo o convidado da Biblioteca Geral é importante discutir também o modelo de crescimento da economia portuguesa.
A próxima sessão do ciclo o que “mudou” e o que “falta mudar” no país pós 25 de Abril, “Literacia, Cultura e Artes” acontece a 13 de Abril, também na Sala de São Pedro desta vez como convidados vão estar Abílio Hernandez Cardoso e Maria Vlachou.
Fotografia: BGUC