Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesTeresa Almeida Cravo realizou o programa em que estiveram como convidadas, Rita Basílio de Simões, Rita Alcaire e Maria João Faustino, para uma conversa sobre “Os media e a violência sexual“.
Este foi o trigésimo oitavo programa de uma colaboração com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Acontece no último sábado de cada mês, a partir das 14 horas.
Algumas notas biográficas das convidadas de hoje:
Rita Basílio de Simões é Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, cujo Doutoramento em Ciências da Comunicação atualmente coordena. É investigadora do Centro de Estudos Sociais, onde tem desenvolvido investigação sobre média, género e espaço público. Doutorada em Ciências da Comunicação pela FLUC.
É coordenadora do Grupo de Trabalho em Género e Sexualidades da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. O seu trabalho tem incidido sobre a comunicação e os média a partir de um enquadramento estruturado por múltiplos territórios disciplinares, da sociologia do jornalismo aos estudos feministas e de género, dos estudos críticos da Internet e à criminologia. Desde 2019, é coordenadora nacional do “Global Media Monitoring Project – Who Makes the News?”, e, desde 2020, integra a COST Action CA18230 – Interactive Narrative Design for Complexity Representations. É também Investigadora responsável, com Inês Amaral, do projeto MYGENDER, Práticas mediadas de jovens adultos. E é investigadora do Uncover.
Rita Alcaire é Antropóloga e documentarista. Encontra-se a desenvolver um projeto de pós-doutoramento intitulado ENGAGE – Promoção da igualdade de género e justiça social através da comunicação de ciência social transmedia storytelling. Investigadora do projeto UnCover – Violência sexual nas paisagens mediáticas portuguesas (2023-2026).
Integra o Grupo de Pesquisa em Sexualidades e o Grupo de Trabalho Ciência Cidadã e Educação. Com mais de duas décadas de experiência na utilização de metodologias audiovisuais e pesquisa baseada em artes, os seus interesses de pesquisa concentram-se no estudo dos géneros e sexualidades, saúde mental e cultura pop e na expansão da relação entre teoria e prática da comunicação de ciência e ciências sociais. Doutorada em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas (CES/III, 2019).
Maria João Faustino é doutorada em Psicologia pela Universidade de Auckland, onde fez investigação sobre heteronormalização do sexo anal no contexto heterossexual e respetivas dinâmicas coercivas. Tem feito investigação sobre violência sexual, dinâmicas genderizadas e representações mediáticas.
Tem desenvolvido o tema do consentimento sexual, de uma perspectiva crítica, em publicações científicas e nos media. Tem colaborado com associações feministas e de apoio a vítimas-sobreviventes de violência sexual. Colaborou em projetos sobre violência sexual baseada em imagens e violência na intimidade. É também investigadora do projeto UnCover.
O programa contou com edição de Isabel Simões.
Músicas:
- “Bad guy” da Billie Eilish.