AUTOR: Isabel Simões

DATA: 20.12.2021

DURAÇÃO: ...

As duas entrevista que passámos no programa  não dizem tudo sobre a habitação no concelho de Coimbra, são apenas um pequeno contributo. Vamos continuar a procurar saber um pouco mais sobre o assunto e tentar perceber o que se viveu em pandemia e como foi a evolução posterior.

Vamos chamar-lhe Maria. Com mais de quarenta anos viu-se outra vez no desemprego e com dificuldades em pagar a renda da casa que alugou na Baixa de Coimbra. Em tempo de pandemia, encontrou apoio numa associação da cidade e a compreensão do senhorio. Quando conversámos, continuava a procurar trabalho.

Em Coimbra não existe habitação social para as necessidades das famílias. Apesar de o anterior executivo e o novo ir dar andamento a um programa na ordem dos 60 milhões de euros, na prática destina-se a colmatar a lista de espera. No entanto falta cumprir o programa. Em Coimbra, como noutras regiões do país, o mercado continua a regular a oferta sem que os poderes públicos tenham uma intervenção que se faça sentir.

Na segunda parte do programa fomos conversar com um  um engenheiro civil, Rui Cruzeiro, um profissional que faz avaliações.

O nosso obrigada à Cáritas Diocesana de Coimbra sem a qual a entrevista à Maria não teria sido possível.

O programa contou com a técnica de Tiago Gama.