Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesInês Nascimento Rodrigues e Sílvia Roque realizaram o programa em que estiveram como convidadas as investigadoras do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Maria José Canelo e Raquel Lima. A conversa abordou o papel das artes nas lutas antirracistas.
Este é o décimo terceiro programa de uma colaboração com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Acontece no último sábado de cada mês, a partir das 14 horas.
O programa pode ouvir-se em directo em https://www.ruc.pt
Algumas notas biográficas das convidadas de hoje:
Maria José Canelo é investigadora do Centro de Estudos Sociais desde 2002, e Professora Auxiliar na Secção de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Estudos Americanos na Universidade de Nova Iorque. Leciona na Licenciatura em Línguas Modernas, 2º ciclo em Ensino de Inglês e 2º ciclo de Estudo de Cultura, Literatura e Línguas Modernas e 3º ciclo em Línguas Modernas: Literatura, Cultura, Tradução, sendo coordenadora do programa de 2º ciclo em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas, na FLUC. Tem integrado várias equipas de investigação no CES, de que destaca “A Representação da Violência e a violência da representação” e “Memória, Violência e Identidade: Novas Perspectivas Comparadas sobre o Modernismo”. Os seus atuais interesses de investigação incluem as seguintes áreas e temas: estudos americanos e interamericanos; estudos literários e culturais; questões de identidade nacional e imigração; cidadania cultural; o modernismo e revistas literárias; interculturalidade; estudos visuais.
Raquel Lima é doutoranda do Programa Pós-Colonialismos e Cidadania Global do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Bolseira FCT. A sua investigação centra-se em Oratura, Escravatura e movimentos afrodiaspóricos. Licenciada em Estudos Artísticos, com especialização em Artes Performativas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2008). Publicou os seus poemas em diversas línguas e tem realizado performances e workshops em torno da poesia oral a nível nacional e internacional, destacando os workshops de poesia, raça e género: para uma escrita poética interseccional. Foi membro do conselho consultivo do projeto de investigação “(DE)OTHERING – Desconstruindo o Risco e a Alteridade: guiões hegemónicos e contra-narrativas sobre migrantes/refugiados e “Outros internos” nas paisagens mediáticas em Portugal e na Europa” do CES. Em 2019 co-coordenou a 7.ª Conferência Afroeuropeans: “Invisibilidades Negras Contestadas” e lançou o livro Ingenuidade Inocência Ignorância (BOCA, Animal Sentimental). A investigadora integra o Núcleo Antirracista de Coimbra e a União Negra das Artes.
O programa contou com locução e edição de Isabel Simões. A técnica esteve por conta de Tiago Gama.
Música:
- General D Portukkkal é Um Erro
- Nina Simone – To Be Young, Gifted and Black
Fotografia: CES