AUTOR: Isabel Simões

DATA: 06.04.2024

DURAÇÃO: ...

A Anozero’24 –  Bienal de Coimbra inaugurou na Sala da Cidade em Coimbra no sábado, dia 6 de abril. Até 30 de junho a Anozer0’24 aporta em oito locais da cidade. Mosteiro de Santa-Clara-a-Nova, Círculo de Artes Plásticas (CAPC) na Sereia, CAPC sede na Castro Matoso, Pátio das Escolas, Colégio das Artes, Jardim Botânico, Coimbra-B e Sala da Cidade acolhem os cerca de 40 artistas convidados para a 5.ª edição.

A Anozero ocupou a primeira parte do programa de sábado, dia 6 de abril.

Carlos Antunes, diretor da Anozero’24, o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, Ângel Calvo Ulloa curador com Marta Mestre da Anozero’24 e a artista com uma instalação na Sala da Cidade, Teresa Lanceta, proferiram intervenções na inauguração oficial da festa da Arte Contemporânea patente até dia 30 de junho em Coimbra.


Fotografia: João Dias

Na segunda parte do programa abordamos o primeiro Encontro de Jornalismo Universitário (ENJU). Decorreu nos dias 23 e 24 de março, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra.

A iniciativa contou com a organização de estudantes de quatro jornais académicos do país: o Jornal A CABRA de Coimbra, o Diferencial do Instituto Superior Técnico de Lisboa, o ComUM da Universidade do Minho e o Jornal Universitário do Porto (JUP).

A abertura solene teve lugar no Auditório da Reitoria, no dia 22 de março, sexta-feira. Filipa Paz, diretora do Jornal a Cabra abriu os trabalhos. João Carranca do Diferencial deu a conhecer o jornal do Instituto Superior Técnico.  Inês Miranda do JUP, Lara Inês Freitas do ComUM, André Ribeiro, vice-presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Delfim Leão, vice reitor da UC e José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, marcaram os discursos da abertura.

Tanto a Anozer’24 como o ENJU vão regressar em próximos programas “Há Vida(s) Nesta Cidade!”

Música:

  • Samba da Utopia  de Jonathan Silva
  • Ryuichi Sakamoto