Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesAs gentes do Barroso, em Trás-os-Montes, estão em luta contra a mineração de vários metais, entre eles o lítio. De acordo com a Agência Lusa a Mina do Barroso situa-se em área das freguesias de Dornelas e Covas do Barroso, e o projeto está a ser promovido pela empresa Savannah Lithium, Lda., que prevê uma exploração de lítio a céu aberto.
Com o título “Lutas Pela Vida contra megaprojetos de morte”, ativistas em Coimbra colaboraram numa iniciativa, no dia | 7 Agosto em que participaram elementos da Asamblea Maya Múuch Xíinbal (Yucatán, México) e da Unidos em Defesa de Covas de Barroso (Portugal).
Em comum estão megaprojetos que afetam a vida das gentes de Yucatán e assim como do Barroso. Enquanto no México é um megaprojecto de uma linha férrea, no Barroso são projectos de mineração que estão em causa.
Antes o programa há vida(s) Nesta Cidade esteve à conversa sobre esta problemática com Jéssica Araldi da Assembleia Zapatista em Coimbra e Rúben, estudante mexicano, doutorando no Centro de Estudos Sociais sobre a problemática dos megaprojetos.
Quando da apresentação da ciclovia do Mondego, A Rádio Universidade de Coimbra solicitou ao ministro do Ambiente, Matos Fernandes, a sua posição sobre a mineração do lítio.
Agricultores do Vale do Mondego insistem com Minitério da Agricultura para que os apoios ao milho iniciem já no próximo ano.
A resposta do ministério da Agricultura de que vai estudar o assunto para que sejam dados apoios no âmbito da Política Agrícola Comum só a partir de 2023, não satisfaz os agricultores. Em causa está a distribuição de cerca de milhão e meio de euros para o Mondego. Estivémos à Conversa com O presidente da Cooperativa Agrícola de Coimbra, Pedro Pimenta.
A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), está a promover visitas guiadas à Igreja da Graça, na Rua da Sofia. O programa esteve à conversa com Alda Reis, a guia que está a realizar um estágio Estágio Profissional do Curso de Turismo e Património da Escola de Hotelaria e de Turismo de Coimbra (EHTC) – e que foi acolhido pela APBC. A iniciativa decorre da parceria com os Sons da Cidade e o Jazz ao Centro Clube, Clube UNESCO.
O programa contou com o apoio técnico de Tiago Gama.
Músicas do programa:
- Samba da Utopia de Jonathan Silva
- Excertos do CD “Complet Violin Sonatas” do compositor Eduard Grieg com David Wyn LLoyd no violino e Bernardo Santos no piano
Fotografias: Wikipédia