AUTOR: Isabel Simões

DATA: 10.02.2024

DURAÇÃO: ...

O jornalismo de proximidade foi o que nos levou a Lisboa ao Cinema São Jorge de 18 a 21 de janeiro. A crise global do jornalismo há muito que afeta o jornalismo local e regional. Ainda assim há projetos que tentam sobreviver como o Baluarte dos Açores e quem crie projetos novos como a Coimbra Coletiva. No programa de sábado, dia 10 de fevereiro, também trouxemos o que foi abordado no Congresso sobre o jornalismo Académico.


“O Baluarte” de Santa Maria nos Açores é um jornal mensal, sem presença ‘online’. O mensário vai sobrevivendo com cerca de mil assinaturas. Sandra Reis é diretora, jornalista, administrativa e muito mais… O jornal vai lançar o sítio web no primeiro trimestre de 2024. Dessa forma, conta que vá ser possível tornar-se um jornal totalmente digital. Com a presença nas redes sociais vai tentar conquistar novos públicos.

A comunicação social de Coimbra esteve representada no Congresso dos Jornalistas pela revista digital Coimbra Coletiva. Coube à sua diretora, Filipa Queirós, apresentar o projeto. Um jornalismo “feito com muita alegria”, destacou Filipa Queirós.


O jornalismo Académico continua a exercer-se em órgãos de comunicação social como a Rádio Universitária do Minho, o ComUM, a Rádio Universitária do Algarve, o Jornal A Cabra, a Rádio Universidade de Coimbra e a TvAAC.

As problemáticas colocadas a estes órgãos de comunicação social foram trazidas ao congresso no segundo dia por Ana Isabel Reis, da Universidade do Porto, no painel “O acesso ao ofício de jornalista”.

“Os média Académicos são muitas vezes esquecidos e relegados para um segundo plano… ”, mas “são de uma resiliência… porque resistem a tudo e todos…”, disse. Ana Isabel Reis chamou a atenção para os estágios e para as dificuldades dos órgãos académicos.

Elsa Moura, da Rádio Universitária do Minho, falou-nos de como a rádio se sustenta e de como luta contra o poder instalado


Dizer ainda que segundo o jornal A Cabra, “nos dias 22, 23 e 24 de março, Coimbra vai ser palco do primeiro Encontro Nacional de Jornalismo Universitário (ENJU’24), para reunir os estudantes que integram os diferentes Órgãos de Comunicação Social (OCS) académicos do país. A organização do evento está a cargo do jornal anfitrião, do ComUM (Braga), do Diferencial (Lisboa, IST) e do Jornal Universitário do Porto (Porto)”. As inscrições encontram-se abertas até dia 18 de fevereiro.

Fotografia: Tiago Sousa | Universidade do Algarve