Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesTeresa Cravo e João Rodrigues realizaram o programa em que estiveram como convidados três investigadores do Centro de Estudos Sociais (CES) para uma conversa sobre “Guerra e paz na Ucrânia: um ano depois”.
José Manuel Pureza, Júlia Garraio e Bernardo Teles Fazendeiro ajudaram-nos a fazer um balanço de um ano de guerra, qual o seu impacto para a ordem internacional e, que perspetivas podemos ponderar para a paz.
Este é o vigésimo terceiro programa de uma colaboração com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Acontece no último sábado de cada mês, a partir das 14 horas.
Algumas notas biográficas dos convidados e da convidada de hoje:
José Manuel Pureza é Professor Catedrático de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É também investigador do Centro de Estudos Sociais, onde integra a linha temática 2: “Democracia, Justiça e Direitos Humanos”. Foi deputado à Assembleia da República nas 11ª, 13ª e 14ª legislaturas, líder parlamentar do Bloco de Esquerda, e Vice-Presidente da Assembleia entre 2015 e 2019.
As suas prioridades de pesquisa incluem os Estudos para a Paz – designadamente as construções teóricas da paz e os estudos críticos sobre segurança – os direitos humanos e o direito internacional.
Júlia Garraio é investigadora do Centro de Estudos Sociais, onde integra a linha temática 2: “Democracia, Justiça e Direitos Humanos”. Co-coordena atualmente o Grupo de Trabalho POLICREDOS. É membro co-fundador do grupo de investigação internacional “Sexual Violence in Armed Conflict” (SVAC) e faz parte do Conselho Editorial da revista European Journal of Women’s Studies. É atualmente co-coordenadora do projeto UNCOVER: vivência sexual nas paisagens mediáticas portuguesas. Grande parte da sua investigação debruça-se sobre as representações culturais e literárias em narrativas nacionais das experiências de mulheres na guerra. Os seus atuais interesses de investigação incluem violência sexual, masculinidades, feminismos, nacionalismo, literatura comparada e media.
Bernardo Teles Fazendeiro é professor auxiliar em Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador no Centro de Estudos Sociais, onde integra a linha temática 3: “A Europa e o Sul Global: patrimónios e diálogos”. Foi docente na Universidade de St. Andrews, na qual se doutorou, e na Universidade Central Europeia. Os seus interesses de investigação englobam teorias das relações internacionais, conflitos armados, e o mundo pós-Soviético, com especial enfoque na Ásia Central. Lançou em setembro de 2022 um livro sobre o conflito armado de que falamos aqui hoje, intitulado “A Guerra Quente e a Paz Fria: Sobre as Origens da Guerra na Ucrânia”, editado pela Guerra e Paz.
O programa contou com locução e edição de Isabel Simões. A técnica esteve por conta de Vasco Santos.
Música:
- Platoon Soundtrack Adagio for Strings