AUTOR: Isabel Simões

DATA: 23.10.2021

DURAÇÃO: ...

A programação “Do Centro” regressa à Oficina Municipal do Teatro (OMT), no dia 13 de Novembro, às 21h30, com a companhia “Ritual de Domingo. A companhia de Viseu apresenta a peça “Aleksei ou a Fé “.

No programa de hoje, dia 23 de outubro, ouvimos as conversas que tivemos com  três das companhias que já passaram na OMT.

© Luís Aniceto / Vítor Cid

A Companhia da Chanca de Penela foi a primeira de oito estruturas da região que o Teatrão apresentou no ciclo de programação DO CENTRO. “Sítio”, um espetáculo criado e interpretado por André Louro e Catarina Santana aconteceu na sexta-feira, dia 2 de outubro. Antes a RUC entrevistou os dois criadores.

Canções Difíceis Fáceis” pela associação d’Orfeu de Águeda chegou à OMT no dia 5 de outubro. O espetáculo para todas as idades tem já algum caminho e chegou à cidade de Coimbra no âmbito da programação “Do Centro” do Teatrão. A RUC esteve à conversa com a cantora e flautista, Catarina Valadas, que com a cantora e atriz, Laura Rui e a acordeonista, Sónia Sobral, se apresentaram neste concerto teatralizado. “Um novelo de canções estimulantes aos ouvidos de todas as idades”, leu-se na sinopse.

©Carlos Teles4

CAR 12, A Grande Viagem” chegou à OMT na sexta-feira, dia 8 de outubro, às 21h30. A  ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela, regressou a Coimbra com um espetáculo  que contou  uma viagem “num veículo surpreendente!” a que não faltou o humor. De instrumentos inventados, silêncios e gestos criaram-se momentos teatrais mágicos.

Em dezembro assinalam-se os 45 anos da companhia, A celebração vai fazer-se com um grande concerto de Zeca Medeiros. O Festival Internacional de Teatro ACERT  acontece já em novembro. A RUC esteve à conversa com o diretor artístico da companhia, José Rui Martins.

O programa de hoje contou com a técnica de Tiago Gama.

Fotografias: Teatrão | Chanca | ACERT | Ritual de Domingo