Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesA Jornada Mundial da Juventude vai decorrer em Lisboa de 1 a 6 de agosto do próximo ano. Entretanto as dioceses portuguesas estão a preparar-se para esses dias com iniciativas que procuram envolver os jovens mas também as populações das dioceses. Coimbra não é exceção.
No primeiro programa de setembro estivemos à conversa com o coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) de Coimbra da Jornada Mundial da Juventude 2023, Hugo Monteiro.
Na semana anterior à Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, de 26 a 31 de julho de 2023, terão lugar os Dias na Diocese (DND). Nesses dias, milhares de jovens chegarão ao nosso país para serem acolhidos nas várias dioceses e conhecerem melhor regiões, culturas e igreja católica local.
Cerca de 14 mil jovens de várias nacionalidades já mostraram vontade de vir até à Diocese de Coimbra. Nessa altura vão estar a conhecer a cidade e a região, uma semana antes de rumarem a Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude. Reúnem-se no dia 29 de julho de 2023, na Praça da Canção, para uma grande festa em Coimbra.
A Diocese viu a canção “Há Pressa no Ar” escolhida para hino da Jornada Mundial da Juventude 2023. Há Pressa no Ar” foi também o nome da tour de concertos que o Coro COD Coimbra vai começar a fazer. O primeiro concerto aconteceu no dia 31 de julho, no Convento São Francisco, com mais de 70 vozes e 15 músicos em palco.
Ainda em 2022, no dia 20 de Novembro, da parte da tarde realiza-se o Dia Mundial da Juventude Diocesano. Em curso está a iniciativa “Rota dos Patronos” – uma visita que guia os peregrinos numa visita ao: Mosteiro de Santa Clara-a-Nova (Rainha Santa Isabel), Mosteiro de Santa Cruz (São Teotónio), Igreja de Santo António dos Olivais (Santo António) e Seminário Maior de Coimbra (Santo Agostinho).